Os sistemas fotovoltaicos geram eletricidade neutra para o clima, convertendo a radiação solar em energia elétrica. Os sistemas de rastreamento controlados por sensores ajudam a atingir o maior rendimento de energia possível, alinhando os módulos fotovoltaicos individuais de acordo com a posição do sol. A Pepperl+Fuchs oferece tecnologia de sensor potente para sistemas de rastreamento de eixo único e eixo duplo: os sensores de inclinação e os codificadores rotativos asseguram o alinhamento ideal dos módulos PV e, portanto, maximizam os rendimentos solares.
O sensor de inclinação F199 da Pepperl+Fuchs é a solução ideal para monitorar o ângulo de inclinação de sistemas de rastreamento de eixo único e duplo. As medições de alta precisão do sensor permitem o alinhamento exato dos módulos PV e, portanto, uma utilização eficiente da radiação solar. Devido ao invólucro resistente à corrosão e aos componentes eletrônicos encapsulados, o sensor de inclinação resiste a ambientes externos particularmente adversos.
Em sistemas de rastreamento de eixo único e duplo, os codificadores rotativos da Pepperl+Fuchs fornecem feedback de posição rotacional nos eixos móveis. Os codificadores rotativos absolutos proporcionam resultados de medição precisos e confiáveis, mesmo em caso de falha de energia. Os codificadores rotativos magnéticos incrementais da Pepperl+Fuchs também são usados com frequência em usinas PV. Devido ao método de detecção sem contato, eles impressionam com uma vida útil particularmente longa, mesmo sob as condições ambientais mais adversas.
Seja para feedback de posição final ou para confirmar posições noturnas ou à prova de tempestades: Os sensores de proximidade indutivos são usados para várias finalidades em sistemas fotovoltaicos. A Pepperl+Fuchs oferece variantes com uma gama de temperatura estendida e maior resistência a influências ambientais, projetadas para aplicações externas.