Em uma rede de CA, a frequência da linha é crítica para a qualidade do fornecimento. Os desvios da frequência alvo devem ser tolerados apenas em uma faixa muito estreita. Caso contrário, alguns consumidores não funcionarão de maneira apropriada ou poderão até mesmo ser danificados. Em uma instalação de energia e calor, é necessário assegurar que a turbina a vapor sempre tenha uma velocidade de rotação constante.
Especialmente em redes não rígidas, a velocidade de rotação do gerador pode ser influenciada, por exemplo, pela ativação e desativação de consumidores essenciais. Os geradores a bordo de navios são típicos para tais aplicações. Flutuações muito mais altas no consumo podem ocorrer aqui do que com a fonte de alimentação pública. É essencial responder às flutuações de velocidade imediatamente para manter a frequência de linha especificada constante.
A monitorização contínua da velocidade de rotação do gerador é uma função de proteção indispensável. Assim que a velocidade de rotação se desvia da faixa de tolerância, uma função de segurança adequada deve acionar medidas direcionadas. Em caso de excesso de velocidade, isso pode significar que a potência é reduzida. Em caso de subvelocidade, a resposta pode ser ativar geradores adicionais ou desativar cargas ou segmentos de toda a rede.
A Pepperl+Fuchs oferece monitores de velocidade de rotação na série DWB para monitorar de forma contínua a velocidade de rotação dos geradores. São barreiras isoladoras (para sinais de áreas classificadas) ou condicionadores de sinal (para sinais da área segura) que respondem quando uma determinada velocidade de rotação é excedida ou não é atingida. Todos os equipamentos são projetados para aplicações SIL 2 de acordo com a IEC 61508/IEC 61511. Esses componentes de interface são usados para monitorização de um sinal discreto, um sensor NAMUR ou um contato mecânico. A funcionalidade deles é baseada na premissa de que a frequência de entrada é constantemente comparada com uma frequência de referência definida pelo usuário.
Se o monitor de velocidade de rotação DWB detectar que a frequência de referência foi excedida ou não foi atingida, as saídas do relé integradas serão acionadas. Um LED vermelho indica que essa detecção de falha da linha foi acionada. Ignorar inicialização integrada define as saídas do relé para o valor selecionado pelo usuário de até 1.000 segundos. O equipamento pode ser facilmente programado utilizando os interruptores de funcionamento na parte frontal do equipamento.