Os robôs móveis autônomos (AMR) estão sendo cada vez mais usados em instalações de produção e depósitos para transportar mercadorias de um ponto de coleta até um destino específico. Esses veículos também podem transportar cargas pesadas. Normalmente, o produto transportado é colocado em paletes Euro convencionais. Um sensor fotoelétrico está instalado na parte superior do AMR. Esse sensor geralmente fica voltado para cima em direção ao teto do prédio e detecta uma base de paletes durante a carga e descarga. Esse sensor é necessário para detectar com precisão o início e o fim do palete.
Um sensor fotoelétrico convencional com supressão de segundo plano pode ser suficiente para detectar a base de paletes. No entanto, em séries sem paletes, os objetos em segundo plano também podem estar no campo de visão, podendo confundir o sensor devido às superfícies reflexivas. Um exemplo desses objetos são dutos de ventilação isolados, cobertos por uma folha de alumínio reflexiva. Como o AMR está se movendo, reflexos indefinidos em segundo plano em um ângulo estranho podem confundir um objeto na faixa de varredura do sensor e negar o princípio de dois elementos receptores de um sensor com supressão de segundo plano. Essas falhas devem ser impedidas. O sensor deve ser pré-configurado para a faixa de detecção direita, pois isso não pode ser ajustado durante o uso.
O sensor OQT400-R200 usa a tecnologia multipixels (MPT) para determinar a distância real até o objeto-alvo. Usando o princípio de detecção por alcance, o sensor pode determinar de forma confiável se uma base de paletes está realmente na faixa de detecção e ignora reflexos em segundo plano indefinidos, mesmo à distância. A matriz de vários pixels usada mede a distância real até o objeto e também pode definir faixas de varredura usando um modo de janela. Nesta aplicação específica, o sensor pode, portanto, eliminar os possíveis pontos fracos de um sensor padrão com supressão de segundo plano com base no princípio de dois elementos receptores. Nesta versão, o sensor é pré-configurado a uma distância de 200 mm da base do palete que é necessária nesta aplicação.
Características técnicas
Com a matriz multipixels e a geometria ideal do ponto de luz, é possível detectar superfícies lisas e texturizadas. O MPT também é altamente insensível à interferência da luz ambiente. O sensor pode ser ajustado por meio de sua interface IO-Link para atender aos requisitos da aplicação específica. A faixa de detecção pode ser configurada entre 40 mm e 400 mm. Essa flexibilidade significa que o sensor pode ser usado em várias aplicações, portanto, menos dispositivos são necessários. Além dos valores padrão, os sensores MPT podem ser adaptados às faixas de detecção específicas da aplicação na fábrica.