Na logística de produção e armazenamento, os veículos guiados automaticamente (AGV) e os robôs móveis autônomos (AMR) desempenham uma variedade de tarefas de transporte. A navegação precisa dessas unidades autônomas é necessária para garantir processos estáveis. Aqui, os procedimentos odométricos, ou seja, a medição das rotações das rodas ou dos passos individuais, fornecem dados importantes para a determinação da posição. Essas informações são especialmente vitais para manobras de curva e manobras evasivas.
As operações de transporte devem ser realizadas o mais rapidamente possível, com os respetivos destinos sendo abordados de forma confiável. Considerando-se que sempre podem surgir obstáculos, e que, geralmente, o ambiente está sujeito a constantes mudanças, é necessário haver flexibilidade e rapidez de resposta na navegação da rota de transporte. Veículos e robôs precisam conseguir obedecer às especificações do controlador quando estiverem se movimentando em linha reta ou fazendo curvas. Os sensores devem automonitorar a posição do veículo para oferecer dados de posição o tempo todo.
Embora os sensores ópticos executem a tarefa de orientação espacial, os veículos autônomos exigem dados adicionais para determinar precisamente a sua própria posição. Para melhorar a determinação da posição, dois sistemas de medição podem ser combinados, como um codificador rotativo e um scanner a laser 2-D, por exemplo. Para compensar por desvios e tolerâncias de medição, os codificadores das séries ENI58IL, TVI40 ou MNI são montados nas rodas do veículo. Dados de posição precisos podem ser derivados da medição precisa da velocidade de rotação. Dispositivos ENI58IL têm alta resolução (até 5.000 pulsos). A série TVI40 é especialmente compacta e econômica. A série MNI permite a detecção sem contato e sem rolamento, pelo método de leitura magnética. Os dispositivos são muito compactos e alcançam até 327.680 pulsos.
Características técnicas
ENI58IL
TVI40
MNI
O controle de velocidade baseado na velocidade de rolagem das rodas é muito mais preciso do que com o uso de um sensor de aceleração ou um scanner a laser. Quanto maior a precisão na determinação da velocidade de rolagem, maior a precisão do cálculo da velocidade do veículo e da distância percorrida. Esses dispositivos fornecem valores medidos com alta precisão e de maneira confiável. A resolução pode ser selecionada conforme as exigências específicas. Os designs compactos possibilitam simplicidade de integração. A integração dos dispositivos aos controladores também é fácil, pois não é necessário usar nenhum protocolo complexo entre o sensor e o controlador.