A infraestrutura fieldbus constitui a espinha dorsal de um sistema de automação. As regras de um projeto aplicam-se, de forma análoga, a qualquer instalação elétrica. Os seguintes critérios de engenharia são importantes para se obter a confiabilidade e a relação custo-benefício:
Um segmento é um único circuito com fonte de alimentação, caixas de junção fieldbus e instrumentos. O segmento conecta o sistema de controle a diversos instrumentos. O design da topologia determina o local físico dos mesmos.
A topologia típica de um segmento é a topologia de tronco e spur com uma linha ou cabo principal (tronco). O tronco conecta as fontes de alimentação e interfaces de comunicação localizadas na sala de controle ao campo. Uma ou mais caixas de junção fieldbus montadas em local facilmente acessível fornecem conexões para os dispositivos de campo. O cabo de conexão de até 120 m de comprimento é chamado de spur por ser, geralmente, muito menor comparado ao tronco. Essa topologia adequa-se a praticamente todas as plantas de processo.
Essa topologia é muito fácil de entender, planejar e manter.
Faça o download gratuito desta ferramenta de design e layout dos segmentos fieldbus. Simplifique e agilize os seus processos …
Dispositivos de acoplamento modernos oferecem uma proteção confiável em condições de operação típicas, como troca de dispositivo, contato de chaveamento, infiltração de água ou picos de tensão. Essas funções são descritas em detalhes aqui …
O FieldConnex simplifica a engenharia e implementação de instalações fieldbus para plantas de processos em vários tipos de indústrias.
Veja todos os componentes fieldbus para uso em áreas não classificadas e encontre os componentes adequados para sua instalação aqui …
O fieldbus em áreas classificadas exige uma infraestrutura com proteção contra ignição. Veja abaixo a topologia para qualquer área classificada: Confira os detalhes sobre os métodos de proteção clicando aqui …