Os transportadores suspensos são usados para transportar peças em muitas instalações. Uma área de uso frequente é a indústria automotiva. As vantagens dos transportadores suspensos incluem o fato de que o piso permanece acessível e eles podem ser montados a uma altura ergonomicamente ideal. A velocidade dos transportadores suspensos é geralmente inferior a um metro por segundo. Seus motores de acionamento produzem campos de forte interferência eletromagnética.
Para o controle direcionado dos processos de fabricação, as peças do sistema de transporte precisam ser identificadas e atribuídas automaticamente. Com base nessas informações, os processos auxiliares necessários e as etapas de fabricação são então iniciados pelo controle do processo. Além disso, produtos com defeito ou atribuídos incorretamente podem ser automaticamente ejetados. Para garantir que esses processos ocorram, os acessórios individuais do suporte devem ser detectados e identificados conforme passam por pontos específicos.
Os cabeçotes de leitura/gravação RFID são montados de forma descentralizada nos pontos definidos e conectados ao barramento de campo ou ao sistema de controle da instalação. Com o design correto do sensor, a função dos sensores não será afetada pelos campos eletromagnéticos ao redor. Com uma faixa de leitura apropriada selecionada, o cabeçote de leitura/gravação RFID lê os dados da etiqueta de forma confiável à medida que os anexos do suporte passam. Etiquetas com núcleo de ferrite permitem montagem direta em metal e instalação protegida e embutida no acessório de suporte. Com velocidades típicas para transportadores suspensos, geralmente não é necessário ajustar o tempo de leitura, mas isso é possível, se necessário. Os cabeçotes de leitura/gravação RFID da série FP são ideais para instalação em transportadores de monotrilho.
Recursos técnicos:
Cabeçote de leitura/gravação IQH1-FP-V1
Transponder IQC21-58
A blindagem perfeita é obtida em combinação com a interface de controle IDENTControl e com cabos de conexão blindados. A identificação via RFID permite a localização das peças a qualquer momento e pode ser usada para controle otimizado. As etiquetas graváveis são resistentes e fornecem a base para uma solução de longa duração. Produtos defeituosos podem ser ejetados automaticamente.