Máquinas elétricas executam funções básicas na tecnologia da automação. Elas devem ser monitoradas e controladas de forma confiável devido às consequências potencialmente significantes no caso de uma possível falha. Um monitoramento eficaz é necessário para detectar falhas e acionar medidas corretivas se aplicável. Essa tarefa não tem necessariamente que ser executada por um sistema de controle de processo ou PLC.
O objetivo principal de um conceito de monitoramento é evitar falhas, sobrecargas ou o mau funcionamento, e também controlar parâmetros de segurança de maneira confiável e desativar o dispositivo afetado no caso de falha. Evitando riscos às pessoas e ao meio ambiente, além de danos em máquinas e paradas do sistema.
Módulos isoladores devem ser usados entre o nível e o controlador de campo devido ao sinal e a tendência a interferências – tanto em barreiras isoladoras para proteger áreas classificadas ou em condicionadores de sinal para áreas não classificadas.
Ao medir temperaturas em máquinas elétricas, as leituras do estator, rolamentos e superfícies são muito relevantes. Por exemplo, elas refletem anomalias em correntes de indução, pressão ou refrigeração. Se a máquina elétrica for usada como um acionador de uma bomba, o monitoramento da temperatura dos fluidos da bomba pode ser uma maneira eficaz de evitar a sobrecarga do acionador. Se os fluidos tiverem um ponto de solidificação acima da temperatura ambiente, a monitoração da temperatura pode ser usada para atrasar a inicialização da bomba até que a viscosidade do fluido atinja o nível operacional.