Há 30 anos o Protocolo de Comunicação HART faz parte do setor de automação de processos.
Uma vantagem significativa do HART é sua aplicação e aceitação mundial em diferentes mercados e setores. Independentemente dos fabricantes e fornecedores, a comunicação aberta é processada por meio de comandos padronizados estabelecidos. Para a atual geração de dispositivos de campo, o suporte de funcionalidades HART é um recurso padrão. Os sistemas de controle de processo também suportam a conectividade HART.
Quase todos os principais fabricantes oferecem seus produtos com interfaces HART. Resumindo: o HART é predominante entre as instalações de automação de processos. De acordo com a HART Communication Foundation, mais de 30 milhões de dispositivos instalados em todo o mundo utilizam o HART.
A HART Communication Foundation coordena mundialmente as atividades relacionadas a aplicação e ao progresso contínuo do protocolo HART. Os dispositivos e as aplicações mudaram com o tempo, portanto, os requisitos também foram alterados, mas o HART mantém todos esses suportes e atualizações.
Como a tecnologia HART possui uma fiação convencional, instalações existentes podem ser continuamente expandidas. Isso significa que ao optar pelo HART, as instalações de campo permanecem inalteradas, pois a maioria dos dispositivos de 4 mA … 20 mA são dispositivos capacitados para HART. O protocolo HART também é totalmente compatível com os padrões analógicos e os métodos de comunicação digitais. Além disso, não há necessidade de fiação adicional, parametrização de hardware ou software.
A maioria das instalações atuais automatizadas tem como base o conceito de fiação de 4 mA … 20 mA. Cada dispositivo de medição fornece seu valor "principal" medido na malha atual do sinal padrão. Devido a tecnologia HART, esses dispositivos oferecem mais informações sobre o processo, pois os dados digitais adicionais são transmitidos simultaneamente no sinal analógico. Por exemplo, transmissores de pressão também fornecem valores de temperatura.
Com a ajuda de um multiplexador, o HART permite a conexão de dispositivos de campo para avaliar os sistemas de gerenciamento de ativos. Quando um sensor fornece mais informações que o valor medido, essas informações adicionais se tornam acessíveis para o lado do controle por meio do HART. O HART também permite uma transmissão de informações de status e diagnóstico para manutenção e parametrização dos dispositivos de campo. Além disso, o protocolo HART possibilita a implementação de testes de curso parciais, os quais são relevantes para aplicações relacionadas a segurança.