Devido ao seu sabor doce, os morangos se destacam como uma das frutas mais populares do mundo. Cerca de cinco milhões de toneladas são colhidas anualmente e esse número cresce continuamente. Os sensores da Pepperl+Fuchs contribuem na colheita desses frutos: eles integram a primeira colheitadeira totalmente automatizada e oferecem suporte à sua navegação e controle.
Os morangos são delicados de várias maneiras. Ao contrário das maçãs e bananas, não há ''pós-amadurecimento'' com esses pequenos frutos vermelhos, o que significa que eles só podem ser colhidos quando estão completamente maduros. Entretanto, mesmo o menor 'aperto' pode induzir a um processo de decomposição que destrói a fruta antes dela chegar na prateleira de um supermercado.
Por esse motivo, a colheita de morangos permaneceu como um processo exclusivamente manual até muito recentemente. Mas tudo mudou graças a AGROBOT S.L., uma empresa fabricante de robôs agrícolas inovadores com sede em Huelva, na Andaluzia.
Como o sul da Espanha é um centro de cultivo em grande escala de morangos, os engenheiros da AGROBOT se defrontavam diretamente com o problema, então desenvolveram a colheitadeira automática AGROBOT SW 6010.
Com o AGROBOT praticamente tudo, exceto a seleção e a embalagem, é feito automaticamente. Para proteger os frutos de esmagamentos ou quedas, eles são cortados de seus caules por duas lâminas afiadas. Eles são imediatamente colocados dentro de um pequeno cesto alinhado com cilindros de borracha que passam as frutas para uma esteira transportadora que conduz até a área de embalagem. Os operadores podem selecionar diretamente e embalar as frutas nas bandejas.
Há espaço para dois trabalhadores rurais na máquina, embora ela possa ser operada por apenas uma pessoa. Braços robóticos controlam as interações das lâminas e dos cestos. Um sistema de visão baseado em câmera analisa cada fruta individualmente, verificando sua forma e cor.
Um conjunto de dispositivos da Pepperl+Fuchs controla os braços robóticos e a própria máquina. Cada braço é equipado com dois sensores indutivos e param corretamente nas posições finais. Como eles não sofrem nenhum atrito mecânico, são a solução ideal para os engenheiros da AGROBOT.
O sistema de controle de colisão tem que lidar com sujeira, poeira, mudanças de temperatura, vibrações e choques. Portanto, o sensor ultrassônico altamente robusto da Série UB400-12GM evita que o braço toque o solo.
Os sensores ultrassônicos são expostos a impactos externos enquanto ajudam a conduzir automaticamente uma colheitadeira. Cada roda é equipada com um sensor ultrassônico que detecta continuamente a distância entre a roda e a fileira de morangos, mantendo o veículo no percurso correto. Evitando seguramente que as frutas sejam danificadas.
Sinais são enviados para o sistema de condução automática dos sensores para regular de maneira contínua e precisa a posição das rodas.
A posição do eixo da direção é controlada pelo sistema de medição angular indutivo da Série PMI360DV-F130. Permitindo manobras perfeitas, seja em percursos irregulares ou planos.
A Pepperl+Fuchs disponibiliza vários documentos para download sobre os sensores ultrassônicos. Além de um guia de tecnologia geral sobre sensores ultrassônicos, você pode também fazer o download de um novo guia com foco na detecção de material duplo com sensores ultrassônicos. Obtenha os documentos em PDF e entenda muito mais sobre nossas tecnologias!