A Sra. Müller tem roupas de menina em bom estado que não cabem mais na sua filha. No seu bairro, a Sra. Schmidt mora com seus dois filhos pequenos. A Sra. Müller gostaria de doar as roupas a ela se forem úteis. Porém, a Sra. Müller pergunta se a Sra. Schmidt tem uma filha e obtém a informação que sim, ela tem. Como as amigas da Sra. Müller ouviram falar sobre o seu interesse em doar as roupas, elas também oferecem as roupas que seus filhos também não precisam mais. Estas são tanto para meninas quanto para meninos. A Sra. Müller fica se perguntando se a Sra. Schmidt tem duas filhas ou se ela tem um filho e uma filha.
Qual é o seu palpite? Você consegue determinar a probabilidade de a Sra. Müller ter um filho e uma filha?
Para ilustrar a solução, escolhemos um modelo de urna. Todas as famílias são consideradas, mas estamos interessados somente naquelas com dois filhos. O modelo de urna está limitado apenas às famílias com dois filhos. Essas crianças podem ter nascido na seguinte ordem:
Como a probabilidade de nascer um menino ou uma menina é igual, o mesmo número de cada um dessas quatro variedades de família é representado na urna. Supondo que:
Como nós já sabemos que a Sra. Schmidt tem uma filha, tiramos todas as famílias com dois meninos. Agora, ela contém apenas famílias dos tipos GG, BG e GB – cada variedade é representada pelo mesmo número. No exemplo, isso resulta em 10.000 famílias com duas meninas e um número total de 20.000 famílias com um filho e uma filha. Portanto, a probabilidade de a Sra. Müller ter duas filhas é de um terço.
Portanto, com uma probabilidade de dois terços, a Sra. Müller tem um filho e uma filha.