A segurança higiênica é a mais alta prioridade na produção de alimentos, portanto, a contaminação pelo contato com peças de máquinas deve ser evitada a qualquer custo. Nesse ambiente, sensores e atuadores usados na produção e no empacotamento, bem como a tecnologia de conexão associada, devem ser capazes de resistir a processos de limpeza agressivos ao mesmo tempo em que facilitam os processos de produção.
Diferentes zonas de produção alimentícia possuem diferentes exigências em termos de tecnologia para sensores, atuadores e conexão. Na zona de contato com o produto, as normas de higiene são rígidas, pois o produto entra em contato com componentes do sistema e volta para o processo de produção. A zona de respingos, por outro lado, possui exigências menos rígidas. Nessa área, os produtos podem entrar em contato com peças de máquinas, mas não são processados posteriormente.
As soluções para as indústrias de alimentos e bebidas da Pepperl+Fuchs abrangem sistemas de conectividade voltados para a produção alimentícia. Os conectores M8 e M12 de 4-pinos são ideais para zonas de respingos e são totalmente laváveis.
Para atender às rígidas exigências da zona de contato com o produto, são necessários conectores com design higiênico. Esses conectores M12 contam com uma porca de aço inoxidável 1.4404 com superfície lisa em que os alimentos não acumulam. Com altos padrões de qualidade, os conectores M12 foram projetados para o uso na zona de contato com o produto, de acordo com a normativa EHEDG.
A Pepperl+Fuchs fornece duas séries de produtos para a indústria alimentícia que são adaptados para as exigências individuais de contato de produtos e zonas com respingos. Esses conectores atendem os requisitos rigorosos de proteção, resistência a corrosão e higiene. O nosso portfólio também abrange resistência à temperaturas de até 105 °C e produtos com superfícies lisas e fáceis de limpar.