O RFID é comumente usado nas aplicações de rastreamento e monitoramento na indústria automotiva. Há uma demanda cada vez maior por soluções personalizadas que se encaixam perfeitamente nas linhas de produção existentes. Em um fabricante líder de pneus para automóveis, a Pepperl+Fuchs projetou um sistema RFID inovador. Nas instalações desse cliente, o sistema RFID permite a rastreabilidade de produtos semiacabados ao mesmo tempo em que é integrado de forma inteligente à linha de produção.
Um componente-chave dessa solução é o dispositivo de leitura/gravação de alta frequência IQH1-F198-V1, construído especialmente para a detecção de produtos semiacabados nas bobinas de máquinas "cap strip" e de máquinas de fabricação de pneus. É uma aplicação desafiadora, pois os acessórios de fixação de metal da bobina estão localizados dentro do campo do dispositivo de leitura/gravação RFID. Devido a essa proximidade, é possível haver interferência na comunicação sem fio. A posição da etiqueta RFID conectada à bobina também não é claramente determinada. Ela fica localizada em posições variadas em um segmento circular ao redor do acessório de fixação da bobina.
Para resolver esse problema, o dispositivo de leitura/gravação HF apresenta um design em forma de anel. Isso permite que o acessório de fixação da bobina passe pelo dispositivo de leitura/gravação enquanto a etiqueta RFID está sempre dentro da faixa de detecção do cabeçote. Os trabalhadores na linha não precisam prestar atenção ao posicionamento da etiqueta ao trocar as bobinas. Isso também permite a leitura e a gravação de informações da etiqueta enquanto a bobina gira, ao contrário das soluções padrão que exigiriam uma paralisação. Esse arranjo garante a segurança do processo e a rastreabilidade de produtos semiacabados em todos os momentos.
Além de dispositivos de leitura/gravação HF especial e etiquetas RFID resistentes para aplicações industriais, a solução completa de RFID consiste em unidades de controle para transferência de dados para PROFINET, EtherNet/IP ou EtherCAT. O sistema é complementado por um cabeamento feito sob medida a partir do amplo portfólio de "conectividade" da Pepperl+Fuchs, garantindo a integração perfeita de todos os componentes RFID.