Para muitas aplicações, os requisitos de segurança se aplicam não apenas aos sensores em uso, mas também ao cabeamento. Para garantir que os componentes de conectividade atendam a esses requisitos, o novo sistema de proteção de cabo da Pepperl+Fuchs oferece um portfólio perfeitamente coordenado de adaptadores de sensor, conduíte de cabo e prensa cabos. Esses componentes são extremamente resistentes e desenvolvidos para todos os sensores cilíndricos padrão. Independentemente do sensor que está usando, você sempre terá a proteção de cabo correta, mesmo para condições ambientais adversas.
Além de impacto mecânico, pressão e tensão de tração, a fiação é geralmente exposta a produtos químicos. Enquanto os cabos do sensor convencional geralmente não são desenvolvidos para atender a essas demandas, o novo sistema de proteção de cabo da Pepperl+Fuchs foi especialmente desenvolvido para essa finalidade. Ele garante proteção confiável contra erro de funcionamento em ambientes de alta temperatura ou em aplicações que envolvem peças móveis. Junto com a proteção de cabo, também oferecemos o sensor certo e a caixa de terminal adequada como uma solução completa de uma única fonte.
O adaptador de sensor fornece uma conexão sólida entre o sensor cilíndrico e o conduíte flexível. Pode ser facilmente aparafusado no sensor cilíndrico. Com os tamanhos M8, M12, M14, M18 e M30 disponíveis, a Pepperl+Fuchs oferece um adaptador para cada sensor cilíndrico padrão em seu portfólio.
Como um componente principal do sistema de proteção de cabo, o conduíte flexível veda o cabo do sensor à caixa de terminais. Dependendo dos requisitos da aplicação, está disponível em uma versão metálica resistente à corrosão ou em uma versão revestida com proteção IP67 para blindar o cabo de substâncias como óleo e graxa.
O prensa cabo conecta o conduíte flexível à caixa de terminais e está disponível nos tamanhos de rosca M12, M16 e M30. A vedação interna impede que o líquido e a poeira entrem no interior da caixa de terminais.
O novo sistema de proteção de cabo é usado principalmente na engenharia de máquina, bem como em setores químicos e petroquímicos. Geralmente faz parte de uma solução completa, como uma que foi recentemente desenvolvida em cooperação com um fabricante de válvulas para detectar quatro posições individuais de uma válvula de controle.
Dois ou quatro sensores cilíndricos indutivos são usados, juntamente com o novo sistema de proteção de cabo e com a caixa de terminais, que contém toda a fiação. Esta solução completamente coordenada pode ser adaptada a todos os tipos de válvula comuns e permite controle da válvula confiável, mesmo em condições extremamente adversas.