O novo gateway PROFINET certificado de Zona 2, Classe I/Div. 2 e com E/S remota da Pepperl+Fuchs abre as portas para aplicativos da Indústria 4.0 em setores de processos ao definir novos padrões de manuseio, segurança e facilidade de uso. Conectado ao sistema principal por meio de dois pares de linhas de sinal, ele pode manipular grandes volumes de dados e está pronto para aplicativos que agregam e analisam "Big Data". Ao fazê-lo, o gateway com base em Ethernet atinge taxas de transferência de dados de até 100 Mbit/s com o PROFINET.
O gateway PROFINET suporta HART/HART IP para transmitir variáveis de processo e informações adicionais de status de dispositivos de campo. Ao mesmo tempo, o HART IP pode ser usado para gerenciar ativos.
Além disso, com suas duas interfaces Ethernet e MRP integradas (protocolo de redundância de mídia), o novo gateway PROFINET é ideal para a configuração de redes de anel de alta disponibilidade. Quando necessário, o gerenciador de redundância inicia a reconfiguração automática da rede, garantindo a comunicação de segmentos que não foram afetados pela falha.
Além de seu poder de computação e interoperabilidade, o gateway PROFINET também oferece um manuseamento extraordinário: ele tem a maior tela sensível ao toque disponível no mercado para este tipo de dispositivo. LEDs RGB e os símbolos de exibição atendem à norma NAMUR 107 e indicam o status do dispositivo e da unidade de campo exibindo informações de diagnóstico e status de forma clara e padronizada.
As verificações possíveis incluem o status da comunicação com o sistema principal, o status do barramento interno, o reconhecimento do dispositivo HART e a identificação de módulos defeituosos. Isso reduz o tempo de inatividade e economiza custos.
O gateway pode ser configurado de maneira conveniente no campo por meio da tela sensível ao toque. A tela pode ser montado vertical ou horizontalmente dentro da unidade de campo para garantir manuseamento conveniente.
O risco de acesso não autorizado está crescendo à medida que as instalações industriais se tornam mais interconectadas. O gateway PROFINET foi desenvolvido de acordo com padrões de segurança, como o IECE62443, que contribuem para a segurança de componentes e sistemas de automação.