Os projetistas da fábrica tiveram de usar diversos tipos de sensores ou lidar com reconfigurações demoradas por muito tempo quando a tarefa de detecção de objetos consistia de diversos tipos de metais. Os sensores indutivos padrão só conseguem detectar diferentes alvos de metal quando a distância de comutação é reduzida. Isso se deve a fatores de redução que variam de um metal para o outro. Os sensores de fator de redução 1 solucionam esse problema e unificam as distâncias de comutação para todos os tipos de metais. Como criadora do primeiro sensor indutivo de proximidade do mundo, a Pepperl+Fuchs tem um portfólio abrangente que inclui sensores de fator de redução 1 com IO-Link, fornecendo aos usuários ainda mais flexibilidade, recursos adicionais e opções de diagnóstico.
O diversificado portfólio de sensores com fator de redução 1 está estabelecendo um novo parâmetro de referência para confiabilidade e flexibilidade em áreas de soldagem, para uso padrão ou para aplicações que exigem operações de limpeza, com ou sem IO-Link. Os sensores indutivos com fator de redução 1 e IO-Link da Pepperl+Fuchs oferecem distâncias de comutação idênticas para todos os metais e novos recursos para instalação, diagnóstico e manutenção.
Os novos sensores de fator de redução 1 com IO-Link são fáceis de configurar pelo sistema de controle. Sua função de armazenamento de dados assegura a reconfiguração automatizada por meio de um IO-Link mestre caso um dispositivo precise ser substituído. Os novos sensores têm se provado em aplicações com tolerâncias mecânicas que podem levar à detecção de problemas com sensores padrão. O alarme de estabilidade dos sensores IO-Link é notado assim que o alvo se move para fora da distância de operação garantida. Esta função não só facilita o comissionamento com um LED integrado que pisca caso a distância operacional garantida seja excedida, como também possibilita a manutenção preditiva. Um componente pode sair da distância operacional garantida por influências mecânicas. Quando isso ocorre, o sensor inteligente emite o alarme, o LED integrado pisca e o sinal é transferido automaticamente para o sistema de controle. É assim que os dados coletados pelo IO-Link e pelo sistema de controle são usados para automação e diagnóstico em uma variedade de aplicações.
Se necessário, um sensor de fator de redução 1 pode servir como um indicador de temperatura que mostra se a operação está na gama de temperatura designada, ou se está sendo exposta a temperatura muito alta. Esses indicadores proporcionam a detecção antecipada de aumentos de temperatura antes que o sensor ou os componentes sensíveis do sistema, como os encontrados em oficinas de pintura ou em fundições, sejam danificados. Com a ajuda do alarme de estabilidade e do indicador de temperatura, as informações de pré-falha são comunicadas constantemente, de modo que a manutenção possa ser executada antes da falha do sensor.
Os sensores imunes a solda estão disponíveis especialmente para ambientes industriais adversos, como aplicações de soldagem da indústria automotiva. Eles são robustos e resistentes a interferências magnéticas durante soldagem elétrica, respingos de solda e outras influências similares. As versões em aço inoxidável, em contrapartida, suportam agentes agressivos de limpeza e são ideais para aplicações exigentes, como no setor de alimentos ou em instalações químicas e farmacêuticas.
No modo janela, o sensor alterna entre dois pontos de comutação e verifica se o objeto está localizado dentro da janela de comutação definida ou se está muito próximo do sensor e pode causar danos. Além disso, a extensão de sinal de saída opcional melhora a confiabilidade da detecção. Esta extensão de pulso é especialmente útil em aplicações com alvos que se movem rapidamente.
Outra inovação é a possibilidade de comutar entre normalmente aberto e normalmente fechado, ou entre uma distância de comutação dupla ou padrão. Todos os sensores de fator de redução 1 são fornecidos com uma distância operacional dupla pré-configurada. Para aplicações que demandam uma distância de comutação padrão, isso pode ser alterado no IO-Link. Os dois sensores não são mais necessários. Devido a esse motivo e às distâncias de comutação iguais para todos os metais, os usuários podem reduzir a aquisição, a administração e os custos de armazenamento.