As descargas elétricas assumem a forma de raios cerca de 1,4 bilhão de vezes por ano no mundo todo. Isso pode resultar em diferenças perigosamente altas em potencial a até dois quilômetros do ponto de impacto real. Portanto, não é surpresa que a sobretensão causada por quedas de raios é uma das causas mais comuns de danos eletrônicos.
As quedas de raios são particularmente comuns na Tailândia devido às condições do clima, portanto, as fábricas sediadas no país precisam de proteção especialmente confiável contra sobretensão. A proteção contra sobretensão é particularmente importante para as fábricas petroquímicas, pois incidentes de sobretensão nesse ambiente podem ter consequências especialmente devastadoras.
A queda de um único raio pode danificar ou destruir máquinas e instalações caras e, por fim, levar à falha de sistemas de automação inteiros. Acima de tudo, há sempre o perigo de que as pessoas fiquem feridas. Portanto, a proteção totalmente confiável contra sobretensão é fundamental para a segurança de instalações petroquímicas.
Uma das maiores empresas petroquímicas integradas da Tailândia já havia instalado a proteção contra sobretensão em todas as instalações existentes. No entanto, como a empresa ainda estava enfrentando falhas repetidas devido à sobretensão, ela decidiu substituir completamente esses dispositivos e instalar uma proteção confiável quando uma instalação química fosse modernizada. O enorme tamanho da fábrica representou um desafio em particular. Os elementos de proteção contra sobretensão em todos os 10.000 circuitos de sinal na instalação tiveram que ser substituídos.
O cliente definiu os requisitos mais rigorosos para a nova solução. Os dispositivos precisavam atender à normativa IEC. Além disso, o cliente solicitou módulos intrinsecamente seguros com certificação IECEx e SIL, que podem ser conectados durante a operação contínua sem tempo de inatividade da fábrica. Era esperado que os módulos incluíssem um indicador de falha com um recurso de alarme remoto.
É por isso que eles escolheram o M-LB-5000, a nova geração de módulos de proteção contra sobretensão. Os dispositivos são equipados com todas as certificações globais necessárias. A estrutura modular do sistema de proteção contra sobretensão permite que os módulos sejam substituídos durante a operação, conforme estipulado pelo cliente. Se o módulo de proteção estiver conectado a um ângulo de 180 graus, o circuito de sinal será aberto. Além disso, o diagnóstico inteligente, com indicador de status e recurso de alarme, garante um alto nível de transparência e facilidade de uso. Conforme solicitado pelo cliente, essa solução inclui suporte local ininterrupto na Tailândia.
O módulo de proteção contra sobretensão M-LB-5000 oferece um indicador tipo semáforo intuitivo e fácil de ler, que pode ser integrado ao nível de controle como uma mensagem de status. Isso permite que o pessoal de manutenção verifique a eficácia do equipamento de proteção contra sobretensão a qualquer momento, sem equipamentos de teste adicionais e sem a necessidade de entrar na instalação.
O sistema de proteção contra sobretensão consiste em um módulo de base e um módulo de proteção removível, que pode ser facilmente substituído durante a operação contínua. Se o módulo for removido e conectado a um ângulo de 180 graus, o circuito de sinal será quebrado por meio da função de isolamento integrado. Esta "função de desconexão de loop" permite simplificar o comissionamento e a resolução de problemas. Os módulos M-LB-5000 podem substituir os blocos de terminal no nível de conexão transversal sem necessidade de espaço adicional devido à pequena largura de instalação de 6,2 mm. Os módulos possuem mecanismos simples e são particularmente fáceis de instalar, sem requisitos adicionais de fiação.