A Pepperl+Fuchs está adicionando uma nova barreira de segurança intrínseca USB ao seu portfólio de acessórios para dispositivos HMI. A nova barreira conecta um dispositivo host, como um PC industrial, a um dispositivo USB, como um teclado Pepperl+Fuchs EXTA2 ou uma unidade flash, em um ambiente de Zona 1/21.
Para transmitir sinais USB de e para áreas classificadas, a barreira converte os dois canais USB em circuitos intrinsecamente seguros. A barreira de segurança intrínseca USB permitirá que os utilizadores operem dispositivos de entrada como teclados EXTA2 com diferentes tipos de mouse nas áreas classificadas Zona 1/21 e 2/22. O host USB alimenta a barreira, portanto, não há necessidade de uma alimentação extra.
A nova barreira de segurança intrínseca USB tem um design resistente, o que a torna altamente resistente a impactos e vibrações. Dois blocos de terminal de 4 parafusos garantem uma conexão resistente. Dependendo da aplicação e das necessidades individuais do utilizador, a nova barreira de segurança intrínseca USB pode ser instalada de forma flexível. Com sua ampla faixa de temperatura operacional de -20 °C a +60 °C, a barreira USB também é adequada para uso em temperaturas extremas.
Um encapsolamento adequado que corresponde a pelo menos IP54, de acordo com a IEC/EN 60079-0, permite que a barreira seja usada na Zona 2/22, enquanto o teclado EXTA2 conectado pode ser instalado nas Zonas 2/22 ou 1/21.
Outra opção para uso em áreas classificadas é instalar a barreira USB em um encapsolamento purgado e pressurizado. Visto que a barreira USB fornece um circuito intrinsecamente seguro, o teclado USB conectado não precisa ser purgado e pressurizado se for certificado para uso na Zona 1/21.