De leitores de código de barras, cabeçotes de leitura/gravação de RFID e sistemas de visão a balanças: dispositivos com interfaces seriais ainda são usados em muitas aplicações. Ao mesmo tempo, está ocorrendo uma mudança para sistemas modernos de barramento de campo baseados em Ethernet, como PROFINET e Ethernet/IP. Isso significa que os usuários enfrentam o desafio de harmonizar seus sistemas. Para evitar a necessidade de substituir todos os dispositivos seriais de uma só vez e reter soluções comprovadas, os sistemas podem ser adaptados com gateways seriais (DeviceMaster®). Isso permite a modernização e, ao mesmo tempo, garante a segurança do investimento de longo prazo.
Os gateways seriais da Pepperl+Fuchs combinam os protocolos de comunicação serial RS-232, RS-422 e RS-485 em um único gateway. Isso significa que quase todos os dispositivos seriais no mercado podem ser conectados de forma flexível aos gateways seriais. Isso é possível devido aos parâmetros ajustáveis de comunicação serial, incluindo taxa de transmissão, paridade e separadores, por meio do servidor da Web integrado ou do software PortVision® DX. O software de detecção e gerenciamento desenvolvido pela Pepperl+Fuchs Comtrol permite que as configurações do dispositivo sejam clonadas e simplifica o comissionamento do dispositivo Ethernet. Os pacotes de dados seriais podem ser facilmente visualizados a qualquer momento por meio do servidor da Web.
Todas as configurações de porta podem ser ajustadas para que vários tipos de dispositivos seriais possam ser conectados aos gateways seriais ao mesmo tempo. Os gateways estão disponíveis em diferentes versões com quantidades variadas de portas e conexões (terminais de parafuso, DB9 ou RJ45). Dependendo do tipo de dispositivo, os protocolos MODBUS, PROFINET, Ethernet/IP, TCP/IP, Ethernet/IP-to-MODBUS e PROFINET-to-MODBUS são compatíveis. Os drivers para Windows® ou Linux também estão disponíveis para dispositivos TCP/IP, o que significa que os dispositivos seriais podem ser facilmente conectados a sistemas baseados em computador. Gateways com protocolos Ethernet/IP-to-MODBUS e PROFINET-to-MODBUS permitem a comunicação bidirecional entre controladores Ethernet/IP ou PROFINET e dispositivos MODBUS. Ao integrar dispositivos comprovados em sistemas de barramento de campo modernos baseados em Ethernet, é possível estabelecer redes de comunicação que variam em complexidade.