Em um antiquário, um homem quer comprar um belo vaso antigo por nove moedas de ouro. No entanto, o comerciante imediatamente reconhece o homem e sabe que ele é uma fraude. O fraudador é conhecido por sempre empurrar uma única moeda falsa aos comerciantes quando ele faz uma compra.
Agora, nove moedas de ouro estão sobre a mesa à sua frente. Elas não diferem em aparência, mas uma delaspesa significativamente menos que as outras oito moedas, que pesam 200 gramas cada.
Para verificar qual moeda pesa menos que as outras, o comerciante tem uma balança à sua disposição. Mas ele só pode pesar duas vezes.
Pesando apenas duas vezes, como o comerciante pode descobrir qual das nove moedas é a falsa?
Primeiro, o comerciante pesa apenas seis das nove moedas de ouro. Para isso, ele coloca três moedas em cada um dos dois pratos da balança.
Agora há três possibilidades:
Na etapa seguinte, o comerciante pega as três moedas que incluem a moeda mais leve. Ele distribui duas delas entre os pratos da balança e coloca uma de lado.
Agora ele pode ver qual prato de pesagem está mais leve ou se eles têm o mesmo peso. Assim ele saberá qual das três moedas é a falsa.