Os carros-tanque (também conhecidos como vagões-tanque) utilizados para o transporte de alimentos, produtos petrolíferos e produtos químicos devem ser limpos regularmente. Durante esse processo de limpeza, uma ponte dobrável é usada como um sistema de proteção contra quedas para o pessoal. Nesses sistemas de lavagem, a ponte dobrável é abaixada pneumaticamente para que repouse sobre o vagão-tanque. Isso proporciona acesso seguro para o pessoal que realiza o processo de limpeza.
Os pistões dos cilindros pneumáticos são retraídos e estendidos. O objetivo é monitorar de forma confiável a posição da plataforma. Caso contrário, o vazamento no sistema de ar pode fazer com que a ponte dobrável retorne à posição de estacionamento, resultando potencialmente em danos mecânicos graves à cabeça de limpeza do sistema ou até mesmo em lesões de pessoas.
O sistema de posicionamento indutivo PMI104-F90-IU-V1 oferece a solução perfeita para esse problema. O sensor detecta o valor da posição após a ponte dobrável ter sido abaixada, que é parametrizada como um ponto de ajuste. Como a ponte dobrável só pode se mover dentro de uma janela de tolerância de alguns centímetros, todo o sistema será desligado assim que um valor limite definido for excedido. Esse monitoramento de posição contínuo e confiável evita danos mecânicos à cabeça de limpeza. O sensor pode ser parametrizado especificamente para compensar as tolerâncias do sistema.
Características técnicas:
O PMI104-F90-IU-V1 oferece uma alta resolução de até 125 μm, o que permite determinar com precisão a posição da ponte dobrável. Um desvio mínimo de temperatura de ±0,5 mm (de –25 °C a 70 °C) garante um posicionamento confiável em quase todas as condições ambiente. Mesmo a alta umidade e respingos de água, como os encontrados nos sistemas de lavagem, não afetam o funcionamento desse sensor protegido por IP67, protegendo assim a operação do sistema de posicionamento a longo prazo.