As correias transportadoras são normalmente usadas para transportar coque, pois costuma-se operar fornos na produção de aço. Se o forno estiver nas imediações de águas abertas, o coque é descarregado diretamente do navio. Se não, o coque é normalmente entregue por trilho. Nos dois casos, o coque é transportado por meio de um sistema transportador ou transportador helicoidal para ser temporariamente armazenado ou alimentado diretamente no forno.
Isso pode fazer com que o transportador seja sobrecarregado, o que geralmente é acionado por matéria estranha ou carga excessiva. Isso pode resultar no superaquecimento dos acionamentos, o que não está totalmente fora de risco devido ao material de transporte inflamável.
Para evitar condições de funcionamento críticas, o funcionamento adequado dos transportadores helicoidais e das correias transportadoras deve ser constantemente monitorado. Isso geralmente é obtido por meio da monitorização contínua da velocidade dos acionamentos. Se a velocidade cair abaixo de um determinado valor, todo o sistema da correia transportadora será imediatamente parado e um sinal de alarme será acionado ao mesmo tempo.
Esse é um recurso de segurança importante do sistema transportador, pois uma caraterística de velocidade perfeita é um indicador claro de que não há risco de incêndio devido ao superaquecimento do sistema de acionamento. Além disso, o recurso pode ser usado para atingir a taxa de fluxo exata necessária para garantir o desempenho ideal de queima do forno.
A Pepperl+Fuchs oferece conversores de frequência da série KF**-UFC-Ex1.D para monitorização da velocidade de acionamento dos sistemas transportadores. Esses conversores são capazes de detectar se os valores de velocidade estão acima ou abaixo dos valores limite definidos e de impedir que o acionamento opere antes que uma situação crítica possa ocorrer devido ao superaquecimento do acionamento e à ignição do material de transporte.
O recurso de monitorização de velocidade pode ser usado como uma variável manipulada para sistemas upstream do sistema transportador. Por exemplo, os transportadores helicoidais e as rodas de pás usadas para encher o sistema transportador podem ser controlados. Se o sistema transportador não funcionar corretamente, o enchimento adicional é automaticamente interrompido.
Os conversores de frequência KF**-UFC-Ex1.D são ideais para monitorização de motores dos sistemas transportadores para sobrecarga. Se o conversor detectar que um valor limite predefinido foi excedido ou não foi atingido, a unidade é automaticamente desativada para evitar que mais danos ocorram.
A principal função dos conversores de frequência é converter um sinal de entrada discreto em um sinal de saída analógico de 0/4 mA a 20 mA proporcional e livremente ajustável. Isso significa que eles agem como um conversor de sinal e acionamento de alarme quando um valor limite é excedido. Nesse caso, as saídas do relé são ativadas para acionar as operações de comutação necessárias.
Os equipamentos se encaixam em um trilho de montagem DIN padrão e são adequados para aplicações relacionadas à segurança de acordo com a SIL 2 (IEC 61508/ IEC 61511). Ignorar inicialização e detecção de falhas na linha garantem uma operação confiável. Os conversores estão disponíveis como barreiras isoladoras para sinais intrinsecamente seguros ou como condicionadores de sinal para sinais da área segura.