O controle direcionado de equipamentos de campo analógicos é uma aplicação típica na automação de processos. Muitos desses equipamentos estão localizados em uma área classificada e, portanto, estão sujeitos a requisitos especiais para segurança intrínseca. Vários sistemas elétricos, eletrônicos e programáveis devem atender aos requisitos de segurança funcional da classificação SIL 3 de acordo com a IEC 61508/IEC 61511 para minimizar o risco de mau funcionamento. No setor de processos, isso está relacionado principalmente ao fornecimento controlado de meios de processo para processos reativos críticos.
A verificação regular para o funcionamento adequado das válvulas de fluxo de entrada usadas para essa finalidade não é a única exigência. Em caso de mau funcionamento do processo, o desligamento seguro também deve ser garantido o tempo todo. Se não houver um processo de execução paralelo, isso significa que o teste está necessariamente associado a uma restrição da disponibilidade da instalação.
A segurança funcional de acordo com a SIL 3 não é opcional. É um recurso obrigatório para muitos circuitos de sinal em setores de processos. Especialmente quando um processo químico está em uma fase crítica, o sistema de automação deve ser capaz de interromper imediatamente o fornecimento adicional do meio de processo para evitar que o processo saia do controle e resulte em danos extensos.
O esforço mínimo de hardware por si só não é suficiente para atingir esse objetivo. O fluxo de entrada do meio de processo também deve ser interrompido o mais rápido possível. Testes de prova periódicos não devem afetar negativamente a disponibilidade da instalação.
A Pepperl+Fuchs atende às condições limite de segurança funcional de acordo com a SIL 3 sem o uso de válvulas especiais de desligamento de emergência e válvulas de desligamento de segurança. Em vez disso, os posicionadores analógicos existentes são usados em um modo discreto até certo ponto. Eles estão totalmente abertos ou fechados. A inspeção funcional de acordo com a SIL 3 é obtida acionando esses controladores com sinais HART para testes de curso parcial, além de sua função real. Esses testes permitem testes de inspeção funcional sem desligar todo o fornecimento de meio e sem hardware redundante. O driver de corrente KCD2-SCD-Ex1.ES SMART, por exemplo, é adequado para essa função até o nível de segurança SIL 3.
Os drivers SMART atuais de acordo com a SIL 3 estão disponíveis para montagem no trilho DIN e nas placas terminadoras. Os testes de prova exigidos periodicamente são efetuados sob a forma de testes de curso parcial. Esses testes permitem a inspeção funcional sem roteamento redundante de cabos ou sem que todo o processo seja desligado. A disponibilidade da instalação, portanto, permanece ilimitada sem restrições econômicas. Mesmo em aplicações SIL 2, o uso dos dispositivos faz sentido: os tempos de prova podem ser estendidos significativamente.
Com esta solução para segurança funcional de acordo com SIL 3, a Pepperl+Fuchs oferece um portfólio completo de barreiras isoladas para todos os quatro tipos de sinal.