Um cliente marítimo precisava de uma solução para tipo de proteção Ex p da sua plataforma de comunicação DVM ExP2 que seria montada em navios. A aplicação não somente precisava atender aos requisitos marítimos, Também teria que lidar com uma ampla faixa de temperatura de -20 °C a 60 °C e teria que vir com certificação para ATEX/IECEx Zona 1 ou 21, Ex pxb.
O sistema de comunicação teve que ser projetado para as especificações operacionais da Zona 1. Além disso, também era necessário garantir a existência de comunicações de dados seguras, de alta largura de banda e baixa latência, e uma conexão por micro-ondas estabilizada entre navios e a costa, mesmo diante das constantes mudanças marítimas e das condições ambientais potencialmente adversas. Outra exigência era a configuração do sistema de desligamento de emergência (ESD), além da capacidade de fornecer até seis horas de comunicações estendidas, mesmo em caso de perda do sinal GPS. O grau de proteção IP66 foi necessário porque a unidade de controle precisava ser montada na parte externa do compartimento.
O sistema de purga da Série 6000 foi o ideal para essa tarefa, pois já havia sido implementado em várias aplicações marítimas em que os equipamentos dos clientes haviam recebido certificação marítima DNV.
O sistema também é certificado para poeira e gases perigosos. Embora a certificação combinada para poeira e gases não esteja definida na normativa IEC60079, o uso da Série 6000 em ambos os ambientes já foi anteriormente aceito pela entidade de certificação. Além de ter grau de proteção IP66, a unidade de controle consegue operar de maneira totalmente automática sem a necessidade de qualquer interface com o operador.
Graças à inovadora tecnologia de Conexão e Rastreamento, uma conexão por micro-ondas confiável e de alta capacidade pode ser mantida até mesmo com a movimentação contínua de um ou de ambos os pontos de extremidade. O sistema está configurado para comunicação em ESD (desligamento de emergência) e foi testado para fornecer até seis horas de comunicação estendida, mesmo que haja perda do sinal GPS.
Sendo uma empresa global, a Pepperl+Fuchs foi a única concorrente com escritórios no mundo todo a fornecer sistemas com tipo de proteção Ex p. Esse foi um fator importante para o cliente, cuja plataforma de comunicação é utilizada em navios em todo o mundo.
O requisito de instalação da Zona 1 impedia outros tipos de proteção possíveis. O sistema para tipo de proteção Ex p da Série 6000 é comprovadamente o único método adequado para que isso seja possível de forma rápida e econômica, atendendo a todos os requisitos da aplicação. Além do sistema da Série 6000 totalmente automatizada, a Pepperl+Fuchs também forneceu ao cliente bucins e caixas de junção de aço inoxidável para uso em campo, com classificação para a Zona 1. Além disso, o cliente também precisava de isoladores de comutação galvânicos para os botões de pressão do lado externo do compartimento, o que a Pepperl+Fuchs também forneceu.
Como o cliente teve que gerenciar o processo de certificação para áreas classificadas pela primeira vez, a Pepperl+Fuchs forneceu treinamento no local e ajudou a projetar e certificar seu equipamento. Isso também incluiu uma rápida fabricação de unidades de amostra para envio à DNV (Det Norske Veritas). Apesar de todos esses serviços adicionais, a Pepperl+Fuchs ofereceu o sistema a um preço muito mais baixo do que a concorrência.