Um cliente marítimo precisava de uma solução para tipo de proteção Ex p da sua plataforma de comunicação DVM ExP2 que seria montada em navios. A aplicação não somente precisava atender aos requisitos marítimos, Também teria que lidar com uma ampla faixa de temperatura de -20 °C a 60 °C e teria que vir com certificação para ATEX/IECEx Zona 1 ou 21, Ex pxb.
O sistema de comunicação teve que ser projetado para as especificações operacionais da Zona 1. Além disso, também era necessário garantir a existência de comunicações de dados seguras, de alta largura de banda e baixa latência, e uma conexão por micro-ondas estabilizada entre navios e a costa, mesmo diante das constantes mudanças marítimas e das condições ambientais potencialmente adversas. Outra exigência era a configuração do sistema de desligamento de emergência (ESD), além da capacidade de fornecer até seis horas de comunicações estendidas, mesmo em caso de perda do sinal GPS. O grau de proteção IP66 foi necessário porque a unidade de controle precisava ser montada na parte externa do compartimento.
O sistema de purga da Série 6000 foi o ideal para essa tarefa, pois já havia sido implementado em várias aplicações marítimas em que os equipamentos dos clientes haviam recebido certificação marítima DNV.
O sistema também é certificado para poeira e gases perigosos. Embora a certificação combinada para poeira e gases não esteja definida na normativa IEC60079, o uso da Série 6000 em ambos os ambientes já foi anteriormente aceito pela entidade de certificação. Além de ter grau de proteção IP66, a unidade de controle consegue operar de maneira totalmente automática sem a necessidade de qualquer interface com o operador.
Graças à inovadora tecnologia de Conexão e Rastreamento, uma conexão por micro-ondas confiável e de alta capacidade pode ser mantida até mesmo com a movimentação contínua de um ou de ambos os pontos de extremidade. O sistema está configurado para comunicação em ESD (desligamento de emergência) e foi testado para fornecer até seis horas de comunicação estendida, mesmo que haja perda do sinal GPS.
Sendo uma empresa global, a Pepperl+Fuchs foi a única concorrente com escritórios no mundo todo a fornecer sistemas com tipo de proteção Ex p. Esse foi um fator importante para o cliente, cuja plataforma de comunicação é utilizada em navios em todo o mundo.
O requisito de instalação da Zona 1 impedia outros tipos de proteção possíveis. O sistema para tipo de proteção Ex p da Série 6000 é comprovadamente o único método adequado para que isso seja possível de forma rápida e econômica, atendendo a todos os requisitos da aplicação. Além do sistema da Série 6000 totalmente automatizada, a Pepperl+Fuchs também forneceu ao cliente bucins e caixas de junção de aço inoxidável para uso em campo, com classificação para a Zona 1. Além disso, o cliente também precisava de isoladores de comutação galvânicos para os botões de pressão do lado externo do compartimento, o que a Pepperl+Fuchs também forneceu.
Como o cliente teve que gerenciar o processo de certificação para áreas classificadas pela primeira vez, a Pepperl+Fuchs forneceu treinamento no local e ajudou a projetar e certificar seu equipamento. Isso também incluiu uma rápida fabricação de unidades de amostra para envio à DNV (Det Norske Veritas). Apesar de todos esses serviços adicionais, a Pepperl+Fuchs ofereceu o sistema a um preço muito mais baixo do que a concorrência.
We and our partners are using technologies like cookies and process personal data like the IP-address or browser information in order to personalize the advertising that you see. This helps us to show you more relevant ads and improves your internet experience. We also use it in order to measure results or align our website content. Because we value your privacy, we are herewith asking for your permission to use these technologies. You can always change/withdraw your consent later by clicking on the settings button on the left lower corner of the page.
Please select the group of cookies and scripts, that you consent to.