Em muitas indústrias, os precursores são processados em folhas que podem consistir em materiais como madeira colada e laminada, painéis OSB e placa de aglomerado, laminados e chapas metálicas. Normalmente, a folha a ser processada é levantada da pilha de materiais por um braço robô com uma pinça de sucção e é colocada na alimentação da máquina de processamento. Isso é seguido por etapas como serragem, fresagem, perfuração, laminação, revestimento, pintura e colagem a quente. O ambiente é muitas vezes empoeirado, muito quente e úmido. Uma vez que as folhas ficam umas sobre as outras na pilha, duas ou mais camadas podem grudar quando recolhidas pela pinça e, assim, as duas podem entrar na máquina. As folhas que grudam podem cair enquanto o braço do robô está se movendo. Isso causa problemas adicionais ou até mesmo um perigo para o pessoal operacional.
Independentemente da operação de processamento, apenas uma folha deve entrar na máquina por vez. Se duas ou mais folhas entrarem na máquina, isso pode resultar em problemas de qualidade, danos à ferramenta ou à máquina e tempo de inatividade da instalação. O mesmo se aplica se uma folha não for alimentada incorretamente na máquina. Deve ser possível evitar de forma confiável que as folhas sejam incorretamente alimentadas em uma máquina. O processo de detecção não deve ser prejudicado pela cor, forma ou caraterísticas do material ou por influências externas, como calor, vapor, poeira ou contaminantes aderentes. Para evitar qualquer dano ao material, é necessária a detecção sem contato. O ideal é que a reparametrização não seja necessária quando um material for alterado.
Um único sensor ultrassônico de folha dupla é suficiente para detectar camadas durante a alimentação do material. Sem contato, o sensor detecta e envia um sinal válido para o controlador sem a necessidade de mais etapas de processamento de sinal ou cálculo de valor. Cores, impressões, propriedades do material e influências ambientais não limitam o processo de detecção. Uma configuração universal abrange uma ampla gama de materiais de folha e espessuras de camada. Isso significa que geralmente não é necessário ajustar os valores de limite quando o material é alterado. Ao mesmo tempo, a alternância dinâmica entre diferentes configurações de limite é facilmente possível.
Características técnicas
Os sensores ópticos para essas aplicações são muito mais caros e devem ser limpos regularmente. Os sensores de medição requerem contato e aprendizagem extensivos. Os sensores ultrassônicos de folha dupla oferecem uma solução simples, econômica e flexível. Eles podem ser montados de modo que a detecção de folha ocorra enquanto o braço do robô estiver se movendo e a alimentação incorreta possa ser interrompida em um estágio inicial. Diferentes materiais de folha e espessuras de camada podem ser ajustados pela função de aprendizagem. A sincronização automática permite que vários sensores operem em um espaço confinado. O auxiliar de montagem MH-UDB02 permite uma montagem fácil e o alinhamento perfeito dos elementos emissores e receptores. A interface integrada do IO-Link garante o acesso a todos os parâmetros juntamente com dados de processo e diagnóstico.