Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Um sensor para múltiplas tarefas em turbinas eólicas

A unidade de medição de inércia F99 fornece dados para máxima eficiência e proteção das instalações

Aplicação

Vários sensores monitoram as turbinas eólicas para garantir uma operação segura e eficiente. Por exemplo, esses sensores monitoram a vibração da torre, a posição e a velocidade de rotação do cubo e a torção e o congelamento das pás. A formação excessiva de gelo aciona uma operação de manutenção para evitar a queda de pedaços grandes de gelo. Além disso, o gelo afeta a eficiência das instalações, pois faz com que as lâminas vibrem e parte do poder do vento seja perdida. 

Objetivo

A tecnologia de sensores foi projetada para fornecer dados com confiabilidade com os quais o cubo pode ser alinhado de forma ideal e condições críticas podem ser evitadas. Dados precisos em tempo real são necessários para evitar vibração excessiva da torre. A velocidade de rotação e a posição do cubo devem ser registradas com precisão para alinhar o cubo de forma ideal, manter a velocidade de rotação máxima permitida e diminuir a velocidade, se necessário. A aceleração das lâminas deve ser monitorada para detectar congelamento inevitável ou uma deformação das lâminas e para poder planejar a manutenção da fábrica. Os dispositivos utilizados devem fornecer dados confiáveis mesmo sob temperaturas extremas e condições ambientais adversas.


Solução

IMU F99
IMU F99

A unidade de medição de inércia F99 pode executar todas as tarefas mencionadas acima e atender aos requisitos especiais para a operação em turbinas eólicas: montada na nacele, ela seguramente mede a vibração da torre com base nos valores de aceleração. Montada no cubo, ela mede a taxa de rotação e o ângulo, capturando, assim, a velocidade e a orientação. Quando montada nas pás individuais do rotor, ela mede o comportamento de vibração com base nos valores de aceleração. O excesso de vibração indica formação de gelo ou muita torção.

 

Características técnicas

  • Medição da inclinação, aceleração e taxa de rotação ao longo dos três eixos
  • Faixa de compensação ajustável
  • Medição sem contato e livre de manutenção
  • Grau de proteção: IP68/IP69K
  • Faixa de temperatura de -40 °C a +85 °C
  • O invólucro suporta impactos mecânicos de até 100 g
  • Interface para parametrização
  • Os formatos e valores de saída podem ser selecionados
  • Compatível com aplicações dinâmicas

Benefícios

O mesmo tipo de dispositivo realiza várias tarefas, reduzindo, assim, os gastos no gerenciamento de ativos, visto que a unidade de medição de inércia F99 pode substituir vários outros tipos de sensores. A medição é feita sem contato e não requer alvo. Como não é necessário rolamento de esferas, o dispositivo não precisa de manutenção. Ele foi desenvolvido para uso externo, especialmente no mar. O sensor possui grau de proteção IP68/IP69K e está em conformidade com o teste de respingos de sal da norma IEC 60068-2-52.


Visão geral

  • Um tipo de sensor para uma série de tarefas simplifica o gerenciamento de ativos
  • Medição da inclinação sem contato, aceleração e taxa de rotação ao longo dos três eixos
  • Design robusto para utilização no exterior em condições adversas, incluindo offshore
  • Resistente ao pó, sujeira, umidade, respingos de sal e temperaturas extremas
  • Faixa de compensação ajustável para ajustar a precisão angular

e-news

Fique por dentro de novidades e informações relevantes sobre a automação.

Clique aqui!
amplify – A Revista da Pepperl+Fuchs

Explore a nossa revista digital! Cases de sucesso, relatórios de aplicação, entrevistas e novidades esperam por você.