Na indústria automotiva, altas demandas são colocadas na precisão do encaixe de peças durante a construção da carroceria. As chapas formadas devem atender a tolerâncias rígidas em três dimensões. A precisão em relação às especificações é monitorada por verificações pontuais na oficina de imprensa: uma pinça robótica remove uma peça formada do processo e a transporta para a estação de inspeção. O perfil de altura é registrado com a precisão necessária pelos sensores. A partir daí, os dados são transmitidos para o respectivo sistema de garantia de qualidade, que os compara com as especificações definidas.
O sensor tem que detectar a peça com alta precisão. A detecção não deve ser prejudicada por superfícies refletoras, como é frequentemente o caso com peças metálicas. A integração do dispositivo no sistema de nível superior também é particularmente importante. Para facilitar a implementação no sistema de programação, o sensor deve ter uma API e fornecer acesso total à parametrização, bem como aos dados de saída. Além disso, uma interface Ethernet TCP/IP é necessária para conectá-la diretamente a um IPC.
O sensor de perfil a laser SmartRunner Explorercaptura os perfis de altura com grande precisão. As superfícies refletoras não têm influência sobre isso. O dispositivo oferece uma interface Ethernet TCP/IP para conexão com um IPC e uma API fornecida. Isso permite acesso total a dados de parametrização e saída. Por meio de um exemplo, que também é fornecido, ele pode ser facilmente integrado a um sistema de desenvolvimento de C#. Uma interface gráfica do usuário está disponível para facilitar a parametrização, bem como para a análise de perfis de altura e imagens de superfície 2-D.
Características técnicas
O SmartRunner Explorer é o único sensor de perfil a laser do mercado que oferece não apenas uma saída de perfil de altura, mas também a opção de capturar uma imagem de superfície 2-D. Os LEDs integrados iluminam os objetos a serem detectados. A imagem pode ser usada para documentar componentes defeituosos e pode ser lida por meio da interface TCP/IP. O design compacto e um conector giratório permitem a montagem mesmo em espaços particularmente confinados. O tamanho da área de detecção, que normalmente também encolhe com um design reduzido, é totalmente preservado com o uso de um espelho.