Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Posicionamento seguro para plataformas de trabalho

O sistema RFID robusto fornece sinal confiável

Aplicação

Trabalhos de manutenção e montagem em plataformas de elevação podem ocorrer nas imediações de zonas de perigo. Um exemplo disso é o trabalho em trens ferroviários próximos a uma linha suspensa. Para a segurança dos trabalhadores, é necessário garantir que a plataforma só possa ser estendida quando a linha no respectivo segmento estiver desenergizada. Isso é garantido por um sistema de segurança multiestágios que compara o status da tensão da linha superior com a posição da plataforma de trabalho. A plataforma de trabalho só pode ser estendida se os segmentos corresponderem. Em outras aplicações, pode ser uma questão de limitar a altura máxima de trabalho da plataforma de acordo com os requisitos de segurança.

Objetivo

A localização da plataforma de trabalho tem que ser determinada de forma automática e absolutamente confiável. Isso deve ser feito por um sistema RFID sem contato. O sistema precisa ser fácil de instalar, apesar de ser um ambiente difícil, e cumprir sua função mesmo em condições adversas. Ele precisa ter uma faixa suficientemente grande e gerar um sinal estável apesar da presença de muitas peças de metal maciças na área de detecção. Sujeira, poeira e óleo não devem prejudicar o funcionamento.


Solução

Cabeçote de leitura/gravação de RFID tipo F190-B40
Cabeçote de leitura/gravação de RFID tipo F190-B40

Um cabeçote de leitura/gravação de RFID tipo F190-B40 está montado na plataforma de trabalho. Ele lê as informações de uma etiqueta montada no trilho em alta velocidade e fornece informações de posição. O controle de segurança compara se a linha de contato superior neste segmento está desenergizada.

O cabeçote de leitura UHF compacto tem uma alta potência de transmissão e uma faixa correspondentemente longa de até seis metros, o que garante a detecção confiável das etiquetas. As etiquetas podem ser coladas, aparafusadas ou fixadas com rebites. Elas funcionam sem precauções adicionais em metal, bem como em superfícies não metálicas. Elas são envoltas em plástico resistente a UV e, portanto, são adequadas para uso permanente ao ar livre.

Características técnicas

  • Alta potência de transmissão de 1.000 mW ERP
  • Invólucro fundido robusto IP67
  • Alta velocidade de leitura
  • Design compacto do invólucro (114 x 112 x 63 mm)
  • Polarização da antena integrada e alternável automaticamente
  • A etiqueta RFID pode ser montada diretamente em metal
  • Solução segura até SIL 2/PL d
  • Conceito de segurança personalizado para cada aplicação

Benefícios

O sistema pode ser usado em aplicações seguras até SIL 2/PL d. O cabeçote de leitura/escrita está alojado em um invólucro fundido IP67 extremamente robusto. Com suas dimensões compactas, ele é adequado para condições de instalação particularmente confinadas. Ele tem uma interface multiprotocolo integrada para Ethernet industrial e não requer uma unidade de avaliação externa. Além da etiqueta padrão, outras variantes estão disponíveis para adaptar o sistema de forma ideal à respectiva aplicação. A Pepperl+Fuchs também criará o conceito de segurança para a aplicação, se necessário. Os dispositivos RFID são projetados de acordo com padrões internacionais (ISO 18000-63, ISO 15693) e, portanto, garantem um alto nível de segurança de investimento sem vincular um sistema proprietário. 


Visão geral

  • Tecnologia RFID robusta, para aplicações até SIL 2/PL d
  • Invólucro compacto para condições de instalação restritas, com grau de proteção (IP67)
  • Sinal de longo alcance e estável, mesmo em ambientes com presença de metal pesado

e-news

Fique por dentro de novidades e informações relevantes sobre a automação.

Clique aqui!
amplify – A Revista da Pepperl+Fuchs

Explore a nossa revista digital! Cases de sucesso, relatórios de aplicação, entrevistas e novidades esperam por você.