Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Manutenção de betoneiras móveis, de acordo com as necessidades reais

Sensores de vibração monitoram o status de componentes críticos

Aplicação

As betoneiras móveis (caminhões-betoneira) fornecem mistura de concreto líquido para canteiros de obras grandes e pequenos. Por isso, desempenham um papel fundamental em praticamente todos os projetos de construção, pois, além de paredes e tetos, as fundações são construídas principalmente com o material fornecido por essas betoneiras. O movimento motorizado dotambor misturador, que conta com lâminas espirais internas, mistura continuamente a carga e impede que o concreto se solidifique. Nos canteiros de obra, a direção da rotação é invertida para que as lâminas empurrem o concreto para fora do tambor. Os caminhões-betoneira com bombas de concreto integradas são usadas em aplicações em que o escoador comum não é suficiente. Este material essencial para as construções somente pode ser fornecido se esses componentes estiverem funcionando corretamente.


Objetivo

A entrega pontual do concreto não deve ser prejudicada por falhas nas peças da máquina. Tanto os motores da betoneira e da bomba quanto a engrenagem do tambor estão sujeitos a desgastes mecânicos, que podem variar dependendo da quantidade e do tipo de concreto. A carga mecânica real durante a operação deve ser registrada com o máximo de precisão possível para acionar a manutenção oportuna e baseada na real necessidade dos componentes.


Solução

Sensor de vibração VIM3
Sensor de vibração VIM3

Os sensores de vibração VIM3 detectam as vibrações de peças críticas do veículo. O padrão de vibração muda conforme o desgaste, o que possibilita a elaboração de uma conclusão precisa sobre a real condição do componente em questão. Quando um valor de limite definido é atingido, um aviso automático de manutenção é emitido. A manutenção é, portanto, realizada apenas quando há necessidade real, mas sempre em tempo hábil. O sensor também detecta alterações repentinas no padrão de vibração, o que pode indicar danos agudos.

 

Características técnicas

  • Medição da vibração usando o quadrado médio da raiz (RMS)
  • Interface IO-Link opcional para dados de processo, parametrização e diagnóstico
  • Fácil de montar
  • Simplicidade no processo de comissionamento
  • Invólucro resistente feito em aço inoxidável
  • Graus de proteção IP66/IP67 (quando conectado)

Benefícios

A manutenção preditiva convencional para essas máquinas é baseada no tempo e depende do horário de funcionamento. O procedimento baseado em variáveis medidas, por sua vez, consegue reduzir a manutenção significativamente. Ao mesmo tempo, a disponibilidade da máquina é melhorada, pois é possível saber o estado real de desgaste dos componentes críticos. Falhas inesperadas, que podem fazer com que a construção seja interrompida e gerar custos altos, são eliminadas com grande confiabilidade. Os sensores de vibração são compactos, robustos e fáceis de integrar ao ambiente da máquina e ao painel de controle.


Visão geral

  • A manutenção preditiva baseada em variáveis medidas substitui os intervalos de manutenção fixos
  • Otimização da manutenção com reconhecimento confiável das necessidades
  • Medição robusta com opção para diagnóstico diferenciado
  • Dispositivo compacto para facilidade de integração mecânica e eletrônica

e-news

Fique por dentro de novidades e informações relevantes sobre a automação.

Clique aqui!
amplify – A Revista da Pepperl+Fuchs

Explore a nossa revista digital! Cases de sucesso, relatórios de aplicação, entrevistas e novidades esperam por você.