Hoje em dia, a infraestrutura é criada cada vez mais no subterrâneo. Túneis e poços são produzidos por grandes máquinas de perfuração de túneis. Durante a perfuração, é possível haja escapamento de metano da rocha ou uma atmosfera com poeira potencialmente explosiva seja criada a qualquer momento. Portanto, máquinas e equipamentos elétricos só podem ser operados no subsolo com proteção confiável contra explosões. Máquinas de perfuração de túneis podem ter mais de 100 metros de comprimento e seus complexos sistemas de controle exigem invólucros que se estendem por vários metros.
A máquina de perfuração e todas as unidades de controle e fonte de alimentação devem atender aos requisitos e regulamentos de proteção contra explosão, que podem variar conforme o país e a região. O equipamento de proteção da ignição empregado deve funcionar de forma confiável e ter a certificação necessária no local de operação. Além disso, muitos componentes com alta dissipação de energia devem ser acomodados no controlador, como inversores de frequência e PLCs. Isso significa que a grande quantidade de calor residual desses poderosos componentes também deve ser removida do controlador.
Devido ao tamanho dos gabinetes de controle, os únicos tipos de proteção considerados no geral para máquinas de escavação de túnel são purga e pressurização. Tendo em vista seu tamanho, são usados invólucros convencionais que foram modificados para uso em ambientes protegidos contra explosão — por exemplo, com vedação para garantir o grau de proteção (IP) necessário. Além disso, uma cobertura especial para proteger contra a sujeira será adaptada juntamente com reforços destinados para evitar a sobrepressão. O sistema de arrefecimento fica separado para controlar o calor residual. Esses sistema retira o ar quente de dentro do invólucro para resfriá-lo em um circuito interno e, em seguida, enviá-lo de volta ao invólucro. Após a instalação dos componentes, o invólucro é purgado com gás inerte ou ar limpo. É estabelecida uma sobrepressão de vários milibares dentro do invólucro. O invólucro, a válvula e a ventilação de proteção do invólucro do sistema garantem que nenhum gás inflamável possa entrar no invólucro.
O cliente recebe uma solução totalmente certificada e pronta para uso, aprovada em reunião conjunta. Os engenheiros de projeto da Pepperl+Fuchs oferecem suporte durante cada etapa do projeto em estreita coordenação com o cliente, e o cliente sempre permanece no controle. Solicitações de alterações e ajustes são discutidas de forma direta e rápida, sendo implementadas conforme as necessidades do cliente, desde a fase de concepção até a aprovação conjunta final.
Quando se trata de invólucros de grande volume, a purga e a pressurização oferecem proteção ideal contra explosões e simplificam a integração de componentes com alta dissipação de energia. Os produtos do portfólio de purga da Pepperl+Fuchs automaticamente mantêm os níveis de pressão e, portanto, garantem a proteção contra explosão.
A Pepperl+Fuchs é pioneira em proteção contra explosão e oferece um serviço completo e exclusivo por meio de uma combinação de produtos de segurança intrínseca e engenharia personalizada, incluindo certificação completa e a construção de soluções de invólucros de acordo com as diretivas ATEX, IECEx e NEC. A empresa atende ao padrão HazLoc da UL e está autorizada a fabricar painéis de distribuição com certificação UL de Classe I, Divisão 1 e 2.