Máquinas de construção, como guindastes móveis e bombas de concreto montadas em caminhões, são presas com suportes de apoio durante sua operação. A quantidade de carga que o braço pode mover depende do comprimento dos suportes de apoio, que geralmente só podem ser parcialmente estendidos, dependendo das condições locais. A quantidade de carga que é permitida em cada posição é calculada com base no comprimento atual dos suportes de apoio instalados. O alinhamento e o comprimento da extensão do braço são parâmetros adicionais necessários para esse cálculo. Naturalmente, o maquinário de construção é usado em ambientes adversos e é exposto a uma ampla variedade de influências: Poeira, sujeira, umidade, fortes vibrações, choques, e condições climáticas extremas fazem parte da vida cotidiana em locais de construção.
Para determinar as posições permitidas do braço com base no comprimento da extensão dos suportes de apoio individuais, o sistema de controle da máquina requer dados de posição precisos e atualizados dos suportes de apoio. A medição não deve ser afetada por sujeira, comportamento mecânico ou influências ambientais. O instrumento de medição deve funcionar de forma confiável, mesmo em condições ambientais adversas.
Os codificadores giratórios com tração do cabo consistem em um cabo de medição de precisão e um codificador giratório. A tração do cabo é fixada ao veículo, enquanto a extremidade do cabo livre é conectada ao suporte de apoio móvel ou ao braço. O cabo é puxado para fora quando o componente móvel é estendido e enrolado para trás através de um mecanismo de mola quando o componente é retraído. O movimento linear do suporte cria, portanto, o movimento rotacional no compartimento com tração do cabo, que é detectado pelo codificador giratório absoluto integrado. O valor medido preciso permite uma detecção de posição precisa e confiável, independentemente das condições ambientais e das influências mecânicas. Os codificadores giratórios com tração do cabo estão disponíveis nas séries ECA10TL, ECA21IL e ECA30PL, dependendo do comprimento máximo do suporte e do braço.
O mecanismo de medição e o design técnico dos codificadores giratórios com tração do cabo da Pepperl+Fuchs garantem um grau especialmente alto de resistência a influências externas. Opções de montagem simples minimizam o esforço necessário e permitem um alto nível de liberdade ao posicionar os instrumentos de medição. Esta flexibilidade é ainda maior através de uma gama abrangente de acessórios (polia-guia, fixação de cabos). Os acessórios de escova opcionais permitem que os codificadores giratórios sejam usados mesmo nas condições mais adversas. Uma ampla gama de interfaces e protocolos está disponível para transferência de dados. A adaptação sem acoplamento do codificador giratório permite um feedback preciso da posição e garante um monitoramento confiável ao retrair e estender o suporte ou o braço.