Um cliente tinha um projeto para controlar um processo de dosagem para um novo produto farmacêutico que fazia parte da vacina contra a COVID-19. A aplicação ficava em uma área perigosa, e parte do projeto era controlar o nível de águas residuais em um recipiente. A ideia era enviar o nível no recipiente de volta para o controlador para manter o nível entre dois pontos. O controle contínuo foi realizado pesando o recipiente para enviar o nível médio ao controlador. Notamos que o recipiente não tinha alarme de alto nível se o medidor de fluxo ou a bomba do recipiente falhasse, o que causaria o seu transbordamento.
O desafio nesta aplicação era fornecer ao gerente de projeto uma solução econômica e confiável para evitar que o recipiente transbordasse durante operação anormal em um ambiente explosivo. O método de detecção de nível não podia depender da condutividade porque o material que transbordava podia ser água destilada, que as sondas capacitivas não conseguem processar. Além disso, poderia haver espuma densa cobrindo a camada superior, o que tornaria o ultrassom e algumas tecnologias de radar não confiáveis.
As soluções mais confiáveis e econômicas para a aplicação foram a barreira de segurança intrínseca KCD2-SR-EX2 e o interruptor flutuante da série LFL1-CK-N-CSM5, ambos da Pepperl+Fuchs. Vários recipientes tiveram de ser equipados. No caso de falha do método de nível contínuo ou falha do sistema de bomba, o interruptor flutuante LFL1 notifica o operador sobre o estado de transbordamento do alarme por meio da barreira de segurança intrínseca antes que o recipiente transborde.
O cliente nos escolheu para esta solução porque já havia instalado sensores de proximidade, barreiras de segurança intrínseca, componentes de purga e pressurização, bem como produtos HMI para o gabinete de controle, e proteção de segurança intrínseca para os dispositivos de campo em projetos anteriores relacionados à aplicação. Nós os informamos sobre o potencial de transbordamento nesta aplicação e oferecemos uma solução rápida, completa e econômica que consiste em uma barreira de segurança intrínseca e no interruptor flutuante.
Características técnicas
O interruptor flutuante LFL é uma solução simples e de baixo custo para detectar níveis mínimos ou máximos em um tanque ou contêiner. Ele fornece redundância quando outro método de detecção de nível falha. Quando usado em conjunto com um amplificador de interruptor intrinsecamente seguro da Pepperl+Fuchs, ele fornece uma solução simples e econômica para detecção de nível de ponto em ambientes explosivos.