Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Prevenção de colisão de AGVs em todas as condições meteorológicas

Sensor de radar com interface CAN integrada para veículos de transporte sem condutor

Aplicação

Na indústria química, veículos guiados automatizados (AGVs) são usados em muitos locais dentro das instalações da empresa. No entanto, as rotas também são usadas por outros veículos. Se os AGVs estiverem se movendo em terreno desconhecido em todas as condições climáticas, deve sempre ser assegurado que eles evitem colisões com outros veículos ou objetos que possam estar em seu percurso em todos os lados relevantes.


Objetivo

O veículo deve ser parado em segurança antes de uma colisão iminente e, se necessário, deve ser efetuada uma correção do percurso. Para que isso seja possível, os sensores devem monitorar o percurso a uma grande distância. Se um obstáculo for detectado, o sensor transmite um sinal correspondente à unidade de controle e o AGV é desacelerado. Além disso, a tecnologia de sensores utilizada deve garantir a detecção de objetos em ambientes adversos. Na indústria química, o vapor muitas vezes sobe a partir do sistema de águas residuais. Apesar desse vapor, os objetos devem ser detectados para que o AGV possa evitar uma colisão. Tais condições externas representam um desafio para os sensores fotoelétricos, que podem ser facilmente contornados com tecnologia de radar. Os sensores de radar podem suportar condições climáticas desafiadoras e funcionar de forma confiável na presença de sujeira, umidade, nevoeiro ou outras interferências.

Se a situação for perigosa, o sistema de segurança deve atender a um determinado nível de desempenho (PL) ou a um nível de integridade de segurança (SIL). Isso requer detecção absolutamente confiável ou medição de distância na área em questão. A aplicação deve, portanto, atingir um nível de desempenho c (PL c).


Solução

Os sensores de radar de ondas contínuas moduladas por frequência (FMCW) são perfeitamente adequados para garantir o monitoramento ideal das principais direções de condução, até mesmo sob essas condições ambientais adversas. Independentemente do clima ou de outras influências externas, os sensores da série MWC25M-L2M-* medem de forma confiável objetos naturais e detectam possíveis colisões com antecedência.

O alcance de detecção pode ser adaptado ao ambiente devido à supressão de primeiro e de segundo plano. Dependendo da aplicação, também é possível alternar entre um total de três modos de medição. O modo "primeiro objeto" é usado para evitar colisões em AGVs, em que o objeto mais próximo do sensor é sempre detectado. Com sua alta taxa de amostragem de até 200 Hz, a distância até objetos no campo de visão (FOV) e sua velocidade relativa podem ser medidas de forma confiável.

Dependendo do desempenho necessário ou do nível de integridade de segurança, os sensores de radar da série MWC*-L2M-B16 podem ser usados em uma configuração única ou redundante. Um conceito de segurança personalizado em combinação com um controlador que realiza diagnósticos confirma a adequação dos sensores para aplicações relevantes em termos de segurança e torna mais fácil para o usuário fornecer a prova correspondente.

Características técnicas

  • Intervalo de medição: de 0,5 a 25 m
  • Frequência de operação: de 122,25 a 123 GHz
  • Grau de proteção: IP68/IP69
  • Banda morta: de 0 a 0,5 m
  • Gama de temperatura: -40 °C a +70 °C
  • EMC estendida, comparável ao nível E1 e aos pulsos

Benefícios


A interface CAN integrada da série permite uma fácil integração ao sistema de barramento CANopen do veículo. Além disso, as informações de status sobre o sensor são disponibilizadas; por exemplo, o "batimento cardíaco do produtor" e a validade do valor da distância medida. Esses dados podem ser utilizados em um sistema de controle seguro para verificar se o sensor está funcionando corretamente. Isso permite atingir um nível de desempenho c (PL c) Categoria 2 e, portanto, resolver a aplicação com segurança, mesmo para retromontagem. A parametrização é fácil através do software de parametrização CANopen e do PACTware DTM.


Visão geral

  • Interface CAN integrada
  • Nível de desempenho c (PL c)
  • Prevenir colisões de AGVs para a frente e para trás (opcionalmente para o lado)
  • A tecnologia de radar é particularmente adequada para condições meteorológicas adversas

e-news

Fique por dentro de novidades e informações relevantes sobre a automação.

Clique aqui!
amplify – A Revista da Pepperl+Fuchs

Explore a nossa revista digital! Cases de sucesso, relatórios de aplicação, entrevistas e novidades esperam por você.

Sensores de radar da Pepperl+Fuchs

Os sensores de radar industriais da Pepperl+Fuchs oferecem medição de distância e velocidade livre de interferências, mesmo em chuva, nevoeiro, vento ou poeira. Saiba mais sobre este princípio de funcionamento sensorial único e todas as vantagens que ele oferece para você.