Whether in machines and plants, mobile equipment, or solar power systems—inclination sensors are used wherever inclination angles have to be reliably measured. With the F99 series, Pepperl+Fuchs offers a range of inclination sensors for a variety of applications. They measure angles with ±0.15° accuracy and therefor stand for highest precision. With their rugged design, the F99 series inclination sensors offer a wide range of application possibilities, indoors as well as in outdoor areas and harsh environments. One area of application is the field of renewable energies. In Concentrated Solar Power (CSP) plants, for example, the F99 series inclination sensors can help to increase the energy yield.
Os sensores de inclinação F99 da Pepperl+Fuchs são baseados em um conceito de montagem de duas peças sofisticado, o que os torna extremamente resistentes. Um suporte de montagem robusto de metal fornece ao módulo de sensor a proteção contra impacto. Devido a esse design, a substituição do sensor é rápida e fácil. Uma vez instalado, o suporte pode ficar no lugar sem a necessidade de novo ajuste ou calibração. Com grau de proteção IP69, é ideal para aplicações em condições adversas. Isso também inclui ambientes com temperaturas e condições climáticas extremas, como no deserto.
Devido ao seu design robusto, os sensores de inclinação F99 são uma solução ideal para medição de inclinação em aplicações de energia solar concentrada. As usinas de CSP geram energia a partir do calor solar e podem ser encontradas tipicamente em regiões com muita luz solar. Essas usinas têm inúmeros espelhos, conhecidos como heliostatos, que concentram a radiação solar em um receptor ou área receptora. Um meio de transferência de calor dentro do receptor é aquecido pela luz solar e aciona uma turbina a gás ou a vapor, que, por sua vez, gera a energia. Quanto mais luz solar, mais energia pode ser gerada.
Para evitar perda por dispersão causada pelo alinhamento impreciso do espelho, os sensores de inclinação detectam os ângulos de inclinação dos espelhos. O design robusto da série F99 e a faixa de temperatura estendida de –40 °C a +85 °C torna-a perfeita para essa aplicação, especialmente quando a usina de CSP está localizada no deserto, com grandes flutuações de temperatura. Os sensores de inclinação podem suportar tanto o calor como o frio, enquanto medem de forma confiável e precisa o ângulo de inclinação. Isso permite que os espelhos sejam alinhados perfeitamente com os raios solares para que o máximo possível de radiação solar possa ser convertida em energia. Com isso, os sensores de inclinação F99 contribuem para maior eficácia e eficiência em usinas de CSP.