Pontos de medição amplamente distribuídos em áreas externas; o cabeamento é complexo ou não viável; o sistema de controle de nível superior já está funcionando com capacidade ou nenhum está disponível no local: Esses desafios e obstáculos surgem quando a tecnologia de sensores é usada fora de ambientes de produção industrial claramente definidos ou quando dados de medição adicionais devem ser consultados posteriormente em sistemas existentes. Com sua plataforma WILSEN, especializada em Sensores de M+O (Monitoramento e Otimização), a Pepperl+Fuchs oferece uma solução e proporciona os benefícios da sofisticada tecnologia de sensores industriais mesmo nos locais mais remotos e nas condições mais adversas, por exemplo, em áreas de:
A peça central da plataforma é a unidade central WILSEN autônoma e sem fio. Este módulo base com IP66/67 está equipado com uma bateria de lítio de alto desempenho e usa a tecnologia LoRaWAN® padronizada globalmente para transmitir os dados de medição de forma segura e energeticamente eficiente em longas distâncias para a Internet em intervalos de transmissão ajustáveis. A unidade central também fornece informações de GPS, valores de temperatura e o status de carga da bateria por meio do LoRaWAN®. Em combinação com diferentes sensores principais, uma ampla gama de aplicações pode ser coberta. Três variantes permitem selecionar a solução de sensor de M+O direita para a respectiva aplicação.
Devido a um transdutor ultrassônico integrado, o WILSEN.sonic permite a detecção de níveis ou distâncias de enchimento em um intervalo de 2,5 m, 4 m ou 7 m. Ele aproveita todas as vantagens do princípio ultrassônico: propriedades do material, estruturas de superfície e cores, e neve, nevoeiro ou poeira não afetam a qualidade dos resultados de medição. Além disso, a propagação em forma de cone do campo sonoro possibilita monitorar uma faixa de medição maior do que com um princípio de detecção baseado em pontos. O WILSEN.sonic pode ser adaptado às condições de aplicação com alta precisão devido à parametrização do feixe de som, uma resolução de até 1 mm, intervalos de medição ajustáveis e um algoritmo de avaliação selecionável.
Monitoramento dos níveis de enchimento em recipientes de coleta, recipientes de reciclagem ou silos, monitoramento de água em proteção contra inundações
Especialmente desenvolvido para aplicações em tecnologia de processo e gestão de água, o WILSEN.valve é usado para detectar posições de válvulas. Ele combina confiabilidade de sinal com operação simples e alta flexibilidade: diferentes tipos e variantes de sensores NAMUR e CC de baixa potência com 2 fios otimizados e que economizam bateria, como sensores indutivos simples ou duplos, podem ser conectados à unidade central usando conexões M12 padronizadas. Além do estado da válvula, o WILSEN.valve também transmite dados de diagnóstico e estados de falha, como curtos-circuitos ou quebras de cabos. A Pepperl+Fuchs também oferece uma solução de montagem pronta (de acordo com a EN-ISO5211) para adaptar o sistema à maioria das válvulas e conexões no mercado. Isso inclui suportes de montagem, bases de montagem e conjuntos de montagem completos.
Feedback da posição da válvula e monitoramento da posição final de válvulas manuais e válvulas de alavanca manual em usinas de processamento ou sistemas de gerenciamento de água
O WILSEN.node é o modelo versátil universal entre os sensores de M+O baseados em LoRa da Pepperl+Fuchs e permite a detecção de uma grande variedade de objetos. Para isso, uma ampla gama de diferentes tipos de sensores principais pode ser conectada às duas conexões M12, na parte frontal. Isso inclui sensores indutivos e capacitivos otimizados para energia, bem como outros sensores NAMUR ou CC de baixa potência com 2 fios de vários tipos (por exemplo, interruptores de boia ou de limite de vibração). Isso torna o WILSEN.node uma excelente solução para muitos tipos de cenários de retrofit. Assim como o WILSEN.valve, o WILSEN.node também transmite dados de diagnóstico ou estados de falha, como quebra de fios ou curto-circuito, além das informações de medição reais.
Monitoramento do status de fechamento de tampas de bueiros, casas de transformadores, portas de celeiro ou portões de pasto
Todas as três soluções WILSEN de M+O foram projetadas para proporcionar a máxima praticidade para o usuário: Após a integração em uma rede LoRaWAN®, as configurações de parâmetros podem ser convenientemente consultadas ou alteradas por acesso remoto. A Pepperl+Fuchs também fornece um serviço da Web gratuito especialmente programado para essa finalidade. Nesse serviço, as cargas de downlink podem ser criadas como códigos hexadecimais com apenas alguns cliques e transmitidas diretamente para filas de mensagens nas plataformas IoT TTN (The Things Network) e ChirpStack (v3 e v4) por meio da chave API da rede. Como alternativa, os dispositivos podem ser parametrizados diretamente no site via Bluetooth® LE usando um aplicativo para dispositivo móvel Android ou iOS.
Como outro componente útil para otimizar o desempenho da bateria, a Pepperl+Fuchs também oferece gratuitamente uma calculadora de vida útil da bateria baseada na Web. Essa ferramenta permite que os usuários calculem a vida útil esperada da bateria dos sensores WILSEN com base em vários parâmetros.
As fichas técnicas das variantes WILSEN.valve e WILSEN.node estarão disponíveis em breve.