O uso sustentável dos recursos e a proteção ambiental abrangente estão entre os desafios globais mais prementes do nosso tempo. As empresas especializadas na gestão eficiente de resíduos e na reciclagem de recursos desempenham um papel central na resolução dessa tarefa. A fim de garantir a operação dinâmica e segura das suas fábricas, não só os processos devem ser constantemente otimizados, mas também os regulamentos de proteção contra explosão devem ser respeitados.
Uma empresa que contratou a Pepperl+Fuchs como fornecedora de soluções para adaptar a tecnologia de controle em sua fazenda de tanques para gerenciamento e tratamento de resíduos também enfrentou essa tarefa. O objetivo do projeto era converter a instalação PROFIBUS PA existente em comunicação digital com a ajuda dos especialistas em proteção contra explosão elétrica. A razão para isso foi que alguns dos instrumentos não foram classificados para uso em ATEX/IECEx Zona 2 e em caixas de junção de campo de alumínio sem proteção contra curto-circuito. Além disso, a entrada de umidade e a corrosão de contato correspondente estavam ocorrendo cada vez mais frequentemente, o que significa que segmentos inteiros de barramento de campo estavam em risco de falha e desligamentos caros e demorados estavam ocorrendo repetidamente dentro da fazenda de tanques.
A conversão da tecnologia de controle para a comunicação digital deveria ser acompanhada por proteção aprimorada contra falhas, gerenciamento avançado de ativos e opções de diagnóstico de última geração para permitir o monitoramento altamente confiável do sistema e evitar falhas futuras. O objetivo era conectar vários tipos de sinal, como manômetros estáticos para medição de nível, garfos de vibração para avisos de transbordamento e ociosidade, sensores de temperatura, sensores de proximidade e vários dispositivos de fluxo e análise à tecnologia de controle de forma segura e econômica. Como a fazenda de tanques é classificada como ATEX/IECEx Zona 2, toda a solução também teve que ser entregue totalmente certificada e pronta para uso.
Após uma demonstração ao vivo abrangente nas instalações do cliente pela equipe de vendas da Pepperl+Fuchs, o cliente optou pela comunicação digital baseada no comutador de campo de trilho Ethernet-APL da Pepperl+Fuchs. Isso foi especialmente convincente devido ao seu design e configuração simples, às extensas funções de diagnóstico e à possibilidade de conectar os sinais PROFIBUS PA já utilizados na fazenda de tanques ao sistema de controle de forma eficaz e com mínima suscetibilidade a erros. A experiência em soluções da Pepperl+Fuchs provou ser decisiva aqui: os especialistas em proteção contra explosão elétrica nos próprios Centros de Engenharia de Soluções (SECs) da empresa desenvolveram soluções de gabinete de aço inoxidável pré-cabeadas sob medida, certificadas de acordo com os padrões ATEX/IECEx para a Zona 2 e baseadas no "princípio de ponto único de atendimento". Entre elas, incluem-se TM-I (entrada múltipla de temperatura) para sensores de temperatura ou sensores analógicos ou MIO (entrada/saída múltipla) para até 24 entradas e saídas discretas em uma caixa de junção de campo para aquisição eficiente de sinais de campo para o backbone Ethernet.
Para garantir uma vedação confiável contra a umidade, os bucins de cabo de alta qualidade e os bucins de respiro foram instalados de acordo com as especificações do cliente. O desenvolvimento, a fabricação e a entrega dessa solução foram realizados em estreita cooperação com o cliente em todos os momentos para garantir que ela atendeu às necessidades exatas do cliente e forneceu um pacote global abrangente.
Com esse projeto, a Pepperl+Fuchs marcou sua posição como parceiro que oferece não só componentes e tecnologias, mas também soluções completas sofisticadas e personalizadas. Os clientes recebem soluções prontas para uso totalmente certificadas e protegidas contra explosão que podem ser instaladas imediatamente. A implementação da solução completa desenvolvida aqui resultou em uma economia significativa de custos para o cliente, rápida colocação em funcionamento e redução de complexidade e risco. Soluções duráveis em aço inoxidável com protetores de segmento integrados (MIO ou TM-I) e fontes de alimentação substituem as caixas de junção de campo de alumínio usadas anteriormente, que eram propensas a falhas e corrosão. Todos os sinais do sistema são integrados em uma arquitetura de controle totalmente digitalizada por meio do comutador de campo em trilho Ethernet-APL, criando opções abrangentes para gerenciamento simples de ativos e diagnósticos de ponta a ponta. Isso permite que o cliente se concentre nos processos centrais de seu sistema sem ter que lidar constantemente com proteção contra explosão elétrica e transmissão de sinal.