Na mineração, uma grande variedade de materiais a granel, como diferentes tipos de minério e solo, são transportados por longas distâncias em esteiras transportadoras para silos de carga e outras áreas da instalação. É necessário calcular o volume do material com sistemas de medição dinâmicos ao longo das rotas. O controle do material produzido é realizado por esses sistemas em pontos estratégicos ao longo da esteira transportadora. Saber quanto minério foi extraído e tratado está diretamente relacionado aos lucros da empresa. As condições ambientais adversas representam um desafio particular para a solução de sensores utilizada.
O desafio é medir o volume de material na esteira transportadora sem entrar em contato físico com o material. Além disso, é necessário um dispositivo que realize medições confiáveis e que exija menos manutenção em comparação com os sistemas convencionais de medição de volume. A solução de sensor correspondente deve ter um alcance de mais de cinco metros, estar equipada com filtros de software que permitam filtrar as influências ambientais nos dados de medição e também fornecer informações sobre a presença de sujeira na lente. A comunicação com um PC industrial através de um switch Ethernet permite que o produto seja operado com diferentes tipos de controladores.
O sistema de aquisição de volume Volume3D, que consiste em um sensor LiDAR R2000 2-D, uma unidade de avaliação multivarredura (MSEU, multiscan evaluation unit), um encoder rotativo incremental ENI58IL e todos os cabos de conexão necessários. Ele é a solução ideal para esta aplicação. Equipado com um filtro de dados de medição flexível, o R2000 é posicionado em um gantry voltado para a esteira transportadora e pode medir o volume sem entrar em contato com o minério. O encoder rotativo incremental ENI58IL com BlueBeam capta com precisão a velocidade e a direção da esteira transportadora, enquanto a MSEU processa os dados do sensor e permite que os dados de digitalização volumétrica sejam transmitidos diretamente para outros controladores para obter variáveis como vazão. Além disso, é possível indicar a altura máxima e média dos materiais carregados no transportador.
O sistema de aquisição de volume Volume3D oferece a solução mais eficiente do mercado para esta aplicação: o esforço mínimo de instalação e o comissionamento rápido tornam o sistema de sensores uma solução particularmente econômica para a tecnologia de transporte. O conceito sem contato também contribui diretamente para uma redução nos custos de manutenção em termos do tempo necessário para manutenção e para evitar tempos de inatividade inesperados. O sensor LiDAR R2000 2-D garante a máxima precisão através de uma resolução angular muito alta de 0,042 grau e uma taxa de varredura de até 50 Hz. O software inteligente, integrado na unidade de avaliação multivarredura (MSEU) do sistema de aquisição de volume, filtra posteriormente pontos de varredura inválidos e, portanto, garante resultados de medição corretos.
Durante o funcionamento, o sistema de aquisição de volume Volume3D emite o volume em m3, o fluxo em m3por segundo, um perfil de altura ao longo da largura da esteira, bem como as dimensões de comprimento, largura e altura para objetos separados e alinhados. Além disso, filtros de medição podem ser criados e dados sobre a presença de sujeira na lente são recebidos para permitir a limpeza oportuna.