Na mineração, os sistemas de sprinklers são frequentemente operados com caminhões-reservatório. Em pontos estratégicos, esses caminhões são abastecidos com água através de uma construção mecânica com um tubo, o chamado sistema de enchimento. O fornecimento de água é frequentemente realizado manualmente e sem controle da capacidade ou rastreabilidade do caminhão. Assim que o caminhão-reservatório passa pelo fornecedor, ele percorre a mina e derrama água. Isso mantém a poeira em suspensão e, portanto, também cumpre com as normas impostas pelas agências de proteção ambiental.
O objetivo é fornecer ao tanque de armazenamento a quantidade de água que corresponda à sua capacidade em litros. O principal problema a ser resolvido é o desperdício de água e a falta de controle sobre o consumo. Devido às condições ambientais desafiadoras, os equipamentos utilizados devem ser resistentes ao sol, à água e à poeira de minério de ferro acima mencionados, bem como a outros contaminantes e condições climáticas adversas na mineração.
Assim que a presença de um caminhão é detectada pelo sensor ultrassônico UB*-30GM, o produto ideal para identificar de forma confiável o caminhão é o dispositivo de leitura/gravação RFID F192. O sensor lê as informações da etiqueta UHF presa ao tanque do veículo. Em seguida, a unidade de avaliação envia essa informação ao controlador que, por sua vez, transmite os dados ao transmissor de fluxo do fornecedor ,garantindo o fluxo de água exato para um fornecimento de acordo com a capacidade do caminhão. Com o alcance de leitura de até seis metros e caraterísticas significativas, tais como polarização da antena comutável para uma identificação confiável de etiquetas, o sensor permite a máxima flexibilidade em relação à posição onde o caminhão está estacionado. Além disso, os blocos de função pré-montados permitem que o dispositivo de leitura/gravação RFID seja integrado de forma rápida e fácil à aplicação.
O dispositivo de leitura/gravação RFID IUH-F192 tem um alto grau de proteção (IP67) e uma faixa de temperatura estendida, garantindo a máxima confiabilidade do processo em condições ambientais desafiadoras. Como a antena UHF é instalada dentro do invólucro, a necessidade de componentes extras propensos a erros, como cabos coaxiais, é eliminada. Se necessário, o sensor é capaz de detectar várias etiquetas RFID simultaneamente com apenas uma única operação de leitura (leitura de várias etiquetas).
A etiqueta UHF IUC87-F257-T17-M-FR* de longa distância pode ser conectada diretamente ao tanque de metal do caminhão. A etiqueta é econômica e tem a capacidade de armazenar informações adicionais sobre o caminhão, tais como a capacidade do depósito, o estado em tempo real e a localização. Além disso, o software RFIDControl pode ser usado para recuperar o status do dispositivo de leitura/gravação RFID IUH-F192 e a resposta da etiqueta.