Muitas aplicações automatizadas exigem medição de distância precisa e rápida que também funciona em longas distâncias. Um exemplo típico são shuttles de prateleira semiautônomos que se movem através de vários níveis em grandes armazéns. As tarefas vão desde a verificação da ocupação da prateleira e da posição de carga correta até a medição da distância e prevenção de colisões. Os shuttles do armazém oferecem pouco espaço para a integração de sensores. Não é incomum que diferentes tipos de sensores fotoelétricos sejam necessários em um sistema.
O sensor de distância deve medir de forma rápida e precisa. Suas dimensões devem as menores possíveis para que ele possa ser instalado em espaços confinados. Ele deve fornecer dados confiáveis, tanto a curtas quanto a longas distâncias. Se sensores com diferentes métodos de medição óptica forem usados em um sistema, a combinação de dispositivos deve ser a mais simples possível. Uma opção para integração em ambientes da Indústria 4.0 também é necessária.
O sensor fotoeletrônico R200 com tecnologia de variação de pulso (PRT) usa um método de tempo de voo a laser e atinge uma frequência de medição muito alta de mais de 250.000 pulsos por segundo. A medição é realizada com uma precisão de repetição de até ≤ 3 mm, a uma distância de apenas 30 mm. Usando uma versão com refletor, o sensor atinge distâncias de até 60 m e até 10 m ao medir diretamente em objetos naturais. Com 15 x 41,7 x 50,6 mm, o dispositivo é pouco maior que uma caixa de fósforos e pode até caber em espaços apertados.
O sensor tem uma interface IO-Link padronizada versão 1.1.3, incluindo Perfil de sensor inteligente. Isso significa que o R200 com PRT pode ser facilmente integrado em ambientes da Indústria 4.0. A instalação é facilitada por um conector giratório. O dispositivo segue o princípio de design das séries R10x e R20x, que incluem inúmeros sensores fotoeletrônicos com diferentes métodos de medição. Eles estão alojados em invólucros padrão e têm um conceito uniforme de operação e exibição, incluindo indicadores LED, design otimizado de potenciômetro e botões de pressão. Isso simplifica significativamente a integração e operação de diferentes modos de sensor em um sistema.