As operações de usinagem são geralmente realizadas em ferramentas de máquina totalmente automatizadas e programadas pelo CNC. Esses tipos de máquinas exigem altos níveis de investimento, já que as ferramentas usadas são de alta qualidade e são igualmente caras. O mesmo se aplica às peças usinadas. Operações confiáveis e seguras com alocação clara dos componentes envolvidos protegem o investimento e mantêm os custos de operação dentro dos limites planejados.
No início da etapa de usinagem, deve-se garantir que a peça esteja sendo usinada com a ferramenta certa e de acordo com o programa de trabalho planejado. Para isso, é necessário atribuir a ferramenta, o porta-peça, a peça e o processo de usinagem de forma clara e segura. A identificação perfeita dos componentes ajuda a evitar o desperdício e atingir um alto nível de produtividade.
Os porta-peças e os cabeçotes da ferramenta estão equipados com etiquetas RFID. Eles são lidos por cabeçotes de leitura/gravação de RFID na estação de usinagem. O painel de controle verifica a plausibilidade do processo usando os dados de RFID. Como as peças são atribuídas a um porta-peça específico, o sistema detecta se a peça, a ferramenta e o processo de usinagem planejado são compatíveis entre si. A atribuição correta é garantida. Os cabeçotes de leitura/gravação compactos, as etiquetas com núcleo de ferrita e a interface de controle IDENTControl Compact estão disponíveis para o ambiente de metal e para as condições geralmente confinadas.
Recursos técnicos:
Cabeça de leitura/gravação IPH-L2-V1 para detecção de porta-peças
Cabeça de leitura/gravação IP67 IPH-18GM-V1 para detecção de peça
Unidade de interface de controle IDENTControl Compact
Transponders diversificados
A identificação confiável usando o sistema RFID permite a operação totalmente automatizada e segura de máquinas CNC. Os cabeçotes de leitura projetados para essa aplicação podem ser instalados diretamente no ambiente de metal. Juntamente com as etiquetas de núcleo de ferrita, eles garantem o funcionamento seguro mesmo sob condições ambientais severas. Os dados RFID podem ser usados para o gerenciamento de ativos e a manutenção preditiva. A etiqueta pode armazenar dados relacionados ao processo, como o tempo de operação da ferramenta. A reafiação ou a substituição de ferramentas individuais pode ser realizada conforme necessário. A interface de controle IDENTControl é tão resistente quanto confiável e pode ser combinada com todos os painéis de controle. Várias interfaces de barramento estão disponíveis para sua conexão.