Na produção de linguiça, ambas as extremidades de uma linguiça são fechadas com pequenas abraçadeiras de metal conhecidas como frisos. Essas abraçadeiras são instaladas automaticamente por meio de máquinas de crimpagem. Isso requer flexibilidade, uma vez que as linguiças são produzidas em muitas variedades. A máquina de crimpagem deve ser capaz de lidar com diferentes tamanhos e materiais. Várias ferramentas de crimpagem são usadas para essa finalidade, cada uma capaz de processar um tipo específico de crimpagem. A ferramenta e o tipo de crimpagem devem ser atribuídos sem erros. Ao mesmo tempo, deve ser possível alterar os processos de produção de forma rápida e segura.
Há um risco de danos à máquina e, portanto, uma paralisação na produção, se a ferramenta e a crimpagem não corresponderem. Isso significa que a atribuição de ferramentas e crimpagens sem erros é necessária para uma operação confiável, alta produtividade e disponibilidade. A ferramenta e o carretel de crimpagem devem ser monitorados simultaneamente. A automação desta etapa pode ser combinada com o uso de crimpagens originais. Como resultado, o acompanhamento dos negócios com consumíveis também é protegido.
A tecnologia RFID é usada para identificar os componentes certos. O carretel de crimpagem e a ferramenta de crimpagem são equipados com uma etiqueta de RFID. Rótulos inteligentes de baixo custo com tecnologia de alta frequência (HF) podem ser usados para os carretéis; as etiquetas de baixa frequência (LF), como IPC03-10, que são adequadas para instalação no ambiente metálico das máquinas, são ideais para a ferramenta. Cabeçotes de leitura/gravação RFID adequados, como IPH-F61-V1, são instalados na máquina. Eles são caracterizados por um design particularmente plano e fácil integração. Ambos os sistemas são conectados à interface de controle do IDENTControl, que é capaz de processar sinais de frequências diferentes em paralelo. Os componentes são claramente identificados, os danos são evitados e o tempo de inatividade é minimizado.
Recursos técnicos:
O carretel de crimpagem e a ferramenta de crimpagem impõem requisitos significativamente diferentes na tecnologia RFID. Eles podem ser atendidos com várias faixas de frequência, entre outros. A interface de controle IDENTControl (por exemplo, IC-KP2-2HB21-2V1D) é capaz de operar em paralelo com diferentes frequências RFID, portanto é especialmente adequada para esse tipo de aplicação. Como efeito colateral, o usuário se beneficia ao garantir o acompanhamento dos negócios com consumíveis originais.