Máquinas de produção modernas são muitas vezes um investimento altamente complexo e de alto valor. Geralmente, a equipe operacional precisa ter certas qualificações profissionais e ser especificamente treinada. Estes critérios são utilizados para garantir a segurança e a saúde no trabalho. Além disso, eles ajudam a proteger a integridade da máquina e do processo. Somente pessoal qualificado e autorizado pode acessar o painel de controle de tais máquinas por motivos regulamentares e de garantia de qualidade.
Outro aspecto que está se tornando cada vez mais importante são as obrigações de documentação. Além de comprovar a segurança operacional, muitas vezes é necessária a rastreabilidade detalhada das etapas de produção. Um livro de registro eletrônico pode ser usado para registrar automaticamente os parâmetros da máquina e a identificação do operador.
O acesso à máquina só deve ser possível com uma "chave" eletrônica que identifique exclusivamente o operador autorizado. Isso serve para garantir a operação qualificada e segura da máquina e para evitar danos causados por erros de operação. A intenção é que a proteção de acesso seja usada para documentar tempos de operação, configurações de parâmetros e peças produzidas. O conceito de acesso precisa ser rápido, fácil e seguro contra violações.
Os funcionários com direitos de acesso recebem uma etiqueta de RFID, que é detectada por um cabeçote de leitura/gravação RFID na máquina. Vários pontos de leitura podem ser configurados na máquina para permitir a aprovação em camadas da operação da máquina. As operações permitidas podem ser divididas de acordo com diferentes níveis de acesso para operadores, pessoal de manutenção e administradores. As etiquetas de RFID na forma de chaves inteligentes são a solução ideal. Cores diferentes podem ser usadas para identificar visualmente diferentes níveis de autorização. A etiqueta possui proteção contra cópia, o que significa que seu uso pode ser bloqueado instantaneamente em caso de perda.
Recursos técnicos:
Cabeçote de leitura/escrita RFID IPH-F61-V1
O controle confiável do acesso à máquina é garantido. As pessoas autorizadas têm acesso imediatamente e sem complicações. A operação e os processos podem ser totalmente documentados e rastreados. As etiquetas de RFID usadas como chaves são baratas, seguras contra fraude e difíceis de copiar. Uma única etiqueta pode ser usada para atribuir com flexibilidade autorizações de acesso para diferentes máquinas individualmente. As restrições de tempo são fáceis de implementar.