O sistema Kanban se estabeleceu como uma ferramenta de controle altamente eficiente para a montagem de produtos complexos. Seu conceito de "puxar" simplifica o planejamento de produção baseado em demanda. Ao mesmo tempo, o sistema atua como um elemento central da intralogística, em que diferentes partes são montadas de forma flexível em uma ampla gama de componentes. Isso possibilita a configuração de unidades de montagem flexíveis que são divididas em seções pequenas e podem executar o trabalho sem um fornecimento separado de matérias-primas.
Em muitas operações, os requisitos de reabastecimento são registrados usando comprovantes de roteamento e inspeção visual. O objetivo é automatizar essa etapa. Um sensor deve indicar se os recipientes com o material atribuído corretamente estão presentes no rack. Qualquer atribuição incorreta também deve ser reconhecida como tal. A detecção automática garante a reentrega eficiente e confiável de materiais e garante que os processos sejam executados sem problemas.
Os contêineres Kanban são equipados com etiquetas de RFID para permitir uma identificação confiável. Essas etiquetas são detectadas por pontos de leitura de RFID que são integrados nos racks. O cabeçote de leitura IQH1-F61-V1 plano é particularmente adequado para esta tarefa. Ele identifica os contêineres de matéria-prima aos quais o conteúdo específico é atribuído no sistema. Esse recurso praticamente elimina erros na classificação de contêineres. Independentemente da posição do recipiente, é possível verificar se há uma quantidade suficiente das peças necessárias em estoque.
Recursos técnicos:
Com seu design plano e compacto, o cabeçote de leitura/gravação RFID pode ser facilmente integrado aos racks de sistemas Kanban. Ele registra de forma confiável as informações na etiqueta e não é afetado pela estrutura metálica dos racks. Seus sinais são enviados para o sistema de controle por meio de barramento comum e sistemas de comunicação, como o PROFINET. Os contêineres são registrados durante o reabastecimento, o que automaticamente impede a classificação incorreta. O mesmo se aplica se não houver mais um número suficiente de recipientes com uma determinada peça. A solicitação de reabastecimento é acionada automaticamente.