A nova de geração de sensores fotoelétricos da família R100 oferece uma linha completa, num invólucro compacto e versátil, permitindo flexibilidade e abrindo caminho para a solução de novas aplicações. A nova geração R100 integra novas tecnologias como funcionalidade IO-link, maior precisão com a tecnologia MPT e durabilidade com a tecnologia laser DuraBeam.
Pela primeira vez, a série R100 inclui uma família de produtos completa, abrangendo todos os modos de operação num único modelo de invólucro padrão. Além dos modos de operação comuns, também existem modelos para detecção de objetos transparentes, supressão ou avaliação de plano de fundo e as versões novas “Measuring”, com múltiplos pontos de chaveamento, e “Distance” para medição de distância pela interface IO-Link.
O novo invólucro da série R100 oferece diversas opções de montagem. O mesmo invólucro atende o padrão de montagem de diversos outros modelos. É possível substituir diversos modelos similares sem a necessidade de substituir o suporte de fixação. Além disto, todos os modelos possuem opção de conexão por cabo, conector M8 ou cabo com conector M12.
A família R100 utiliza controles simples, combinando um potenciômetro multi-voltas e um botão. Os sensores ainda contam com três LEDs para indicação de status de operação, sinais de saída e indicação visual de fim de curso do potenciômetro para evitar danos ao sensor no momento do ajuste. Além disso, a família R100 ainda conta com a opção de reset, onde o sensor pode facilmente retornar para os padrões de fábrica e ser reajustado. Uma grande inovação para sensores deste porte.
Além do LED PowerBeam de fácil visibilidade nos modelos comuns, a família R100 emprega uma nova tecnologia para os sensores laser. A tecnologia DuraBeam combina um spot de luz preciso, mas com a durabilidade e robustez de um LED. Desta forma, os sensores laser R100 possuem maior durabilidade que sensores laser comuns e podem operar em temperaturas de -40 até 60°C.
Os novos modos de operação “Measuring” e “Distance” integram a tecnologia de alta precisão chamada Multi Pixel Technology (MPT). Estes sensores são capazes de avaliar a distância do objeto com exatidão, abrindo caminho para novas possibilidades. A versão “Distance” é capaz de avaliar a distância do objeto e transmitir esta informação via IO-Link, enquanto a versão “Measuring” possui duas saídas discretas independentes nas quais podem ser configuradas janelas de detecção distintas. Desta forma, o mesmo sensor pode ser utilizado como difuso com supressão de plano, difuso com avaliação de plano de fundo ou como um sensor duplo em aplicações de diferenciação de alturas ou situações similares.