Com os novos hubs de E/S com interface IO-Link, os fabricantes de máquinas conseguem, de forma fácil e econômica, integrar um grande número de E/S binárias no canal de comunicação IO-Link: combinando um hub de 8 portas/16 DI com o módulo Ethernet I/O da Pepperl+Fuchs com mestre IO-Link, é possível obter uma transmissão de sinais de até 128 E/S binárias para sistemas de controle de nível superior.
Esta solução arrojada oferecida por uma única fonte reduz a complexidade do cabeamento e minimiza erros de fiação, por ser necessária apenas uma conexão para transmissão de sinais e alimentação. Além disso, é possível usar uma mistura de sensores IO-Link e sensores binários comuns em uma única configuração, liberando os usuários das restrições tecnológicas.
Com os padrões IO-Link 1.1 e COM3, os parâmetros do dispositivo específicos de cada processo são armazenados no hub de E/S. Ao mesmo tempo, o IO-Link garante que essas configurações sejam salvas no mestre IO-Link. Se os parâmetros mudarem em algum momento por meio da ferramenta de configuração, pelo PLC ou pelos elementos de operação conectados ao próprio hub de E/S, eles serão armazenados no hub e no mestre.
Ao substituir o hub de E/S, o mestre novamente disponibiliza, automaticamente, esses parâmetros do dispositivo específicos do processo para o novo hub. Assim, fica mais rápido e fácil substituir os dispositivos durante a operação, pois o usuário não precisa configurar nenhum parâmetro do dispositivo específicos do processo.
Para flexibilidade na integração com estruturas de processo existentes, o hub de E/S com IO-Link também oferece amplas opções de configuração. O nível de lógica de cada porta pode ser configurado individualmente. Com isso, é possível manter a consistência da lógica existente dentro das instalações e adaptar o hub de E/S ao ambiente do sistema estabelecido. Os usuários têm flexibilidade durante a criação dos fluxos dos processos.
Para garantir a confiabilidade da transmissão de dados para sistemas de controle de nível superior, é possível suprimir a interferência de sinal e ajustar a duração do sinal adequadamente. Os sinais dos sensores que são emitidos em rápida sucessão são processados seguramente pelo sistema de controle, garantindo as sequências do processo.
Com um invólucro de metal resistente e totalmente encapsulado e ampla faixa de temperatura de -25 °C a +70 °C, o hub de E/S classificado como IP67 pode também ser usado em ambientes industriais severos. Ainda assim, o invólucro é compacto e conta com LEDs claramente visíveis que indicam a operação, o status de comutação ou possíveis erros.