Durante o processo de fabricação de automóveis, vários componentes são adicionados em diversos estágios para criar a carroceria do veículo. Os componentes incluem peças de chapas metálicas da instalação de prensa; montagens dianteiras, traseiras e do piso; e peças suplementares, como portas e paredes laterais. Os componentes são movidos pela linha de produção em plataformas de transporte - ou rampas - e enviados para as diversas estações de produção. Nesse ponto, robôs soldam, colam e rebitam os componentes ou os seguram e posicionam na preparação dos processos de montagem. Durante esse processo, deve haver apenas uma carroceria por vez em cada estação de produção.
Se uma célula de produção já estiver em uso, a rampa de entrada deve parar na frente da célula até que a entrada seja possível. A plataforma de transporte geralmente se move à velocidade de cerca de 60 m/min. Para desacelerar o mais suavemente possível, a velocidade é reduzida gradualmente antes de a plataforma chegar a uma parada completa. Os sensores fotoelétricos que detectam as rampas devem assegurar a total confiabilidade - até mesmo quando as rampas causam reflexos e espelhamentos e quando há luzes externas e outras fontes de interferência de ambiente da instalação.
Sensores retro-reflexivos série R201 — com filtro de polarização que evita que a incidência perturbadora de luz alcance o elemento receptor do sensor — faz a luz funcionar como deve. Superfícies de rampas reflexivas são detectadas de forma confiável. Quando uma rampa de recebimento interrompe o caminho da luz entre o primeiro sensor e o refletor montado no lado oposto, a velocidade do transporte é imediatamente reduzida. No momento em que ela atinge o segundo sensor retro-reflexivo da série R201, a plataforma foi interrompida. Essa detecção confiável de rampas possibilita um controle eficientee sem interferência de todo o processo.
Os sensores retro-reflexivos da série R201 com filtro de polarização podem detectar de modo confiável mesmo peças extremamente brilhantes. O espelhamento da carroceria e luzes externas do ambiente não perturbam o desempenho confiável do sensor. A série R201 para aplicações de médio porte é complementada pelo desempenho impressionante da série R200 para as faixas de operação maiores. Todas as cinco séries — a R201 e a R200, juntamente com as séries menores R100, R101 e R103 para aplicações de espaço restrito — oferecem os mesmos modos de detecção, configurações padrão e uma interface de usuário para o máximo em flexibilidade.