Os robôs têm um papel fundamental na fabricação de carroceria automotiva. Eles são usados no processo passo a passo de criação de uma carroceria, que envolve a combinação de peças de chapa metálica da oficina de impressão, montagens frontal, traseira e de assoalho, além de peças complementares, como portas e paredes laterais. Os componentes são movidos ao longo da linha de produção principal em plataformas de transporte (ou trilhos) e entregues nas estações de produção individuais. Na célula de soldagem, um robô escolhe as peças adicionais a partir de um transportador de carga, de modo que as peças possam ser soldadas na carroceria quando ela é alimentada ao longo da linha.
Os painéis laterais são colocados em transportadores de carga na célula de montagem. Imprecisões ao escolher e colocar e ao transportar pelos transportadores de carga podem fazer com que os painéis laterais individuais sejam desalojados de sua posição necessária. Para fixar cada painel lateral com segurança, o robô de manipulação deve verificar primeiro se a posição de cada suplemento na peça e ajustá-la se houver qualquer erro de alinhamento no rack. Esta etapa evita erros no processo de escolha que podem danificar o trilho e o robô.
Um total de quatro sensores de distância da série R201 garantem que o robô consiga fixar corretamente. Quando o elemento da fixação se aproxima do transportador de carga, os sensores medem a distância até o painel lateral em vários pontos. O sistema de controle do robô usa esses dados para determinar as coordenadas ideais de fixação.
Ao medir a distância, a Tecnologia Multipixel (MPT) no sensor de distância R201 aproveita os benefícios da triangulação geométrica em um chip CMOS integrado. Os algoritmos de análise inteligente garantem medições bastante precisas e confiáveis, mesmo quando há espelhamento do painel lateral ou interferência óptica do ambiente da fábrica.
Para complementar a série R201, a série R200 com invólucro de tamanho médio é adequada para distâncias de operação mais longas. As configurações menores das séries R100, R101 e R103 oferecem desempenho incrível em aplicativos com restrição de espaço. Isso descomplica a seleção de um sensor, pois os usuários podem se beneficiar de modos de detecção idênticos e de uma interface de usuário em todas as cinco séries. O MPT está disponível em todas as configurações de R10x/R20x, permitindo a medição de distância livre de interferência e a detecção precisa de objetos, mesmo a curta distância.