As linhas transportadoras conectam estações de fabricação separadas em plantas de produção segmentadas e complexas para otimizar o fluxo de produtos intermediários. A quantidade de itens dentro de cada bandeja de transporte nas linhas transportadoras pode variar. Quando uma bandeja chega a uma estação de produção, uma garra de sucção remove itens um por um para as próximas etapas do processo de fabricação.
Como o número de peças dentro de cada bandeja varia, o processo de descarregamento deve ser flexível. Para evitar atrasos de processo e otimizartodo o fluxo de produção, a presença de produtos intermediários deve ser detectada de forma confiável, e a próxima bandeja na linha deve ser colocada no lugar no momento certo. Por esse motivo, a próxima bandeja é enviada para a estação de produção antes de a última peça ser removida da bandeja que está sendo descarregada no momento. Imediatamente após a bandeja sair da estação de descarga, a próxima bandeja é colocada no lugar.
Os sensores de comutação com um núcleo de medição da série R100 são adequados para detectar duas alturas de empilhamento. Ao configurar dois pontos de comutação, duas etapas de trabalho podem ser feitas com apenas um sensor. O sensor detecta quando o penúltimo item foi descarregado e envia um sinal para o segmento da correia anterior. Em seguida, a próxima bandeja pode ser colocada no lugar antes de a primeira bandeja ter sido completamente descarregada. O segundo ponto de comutação detecta quando a bandeja está vazia, depois de a última peça ter sido descarregada, e as caixas são trocadas. Isso permite a operação contínua da garra de sucção sem paralisação.
Com a tecnologia Multi Pixel, agora é possível usar apenas um sensor, quanto antes eram necessários dois. A tecnologia Multi Pixel tem medição de distância altamente confiável e livre de interferências na faixa de micrômetro. Isso permite a detecção confiável de diferenças de altura extremamente pequenas. Devido ao tamanho compacto, o núcleo de medição pode ser integrado até mesmo no menor sensor. Duas saídas de comutação, pontos de comutação independentes, uma variedade de modos de operação e o IO-Link garantem máxima flexibilidade.