Armazenamento confiável e tecnologia de transporte são essenciais para um fluxo contínuo e eficiente em centros de logística, armazéns e aeroportos. As mercadorias devem ser transportadas de maneira rápida e confiável até o destino. Em armazéns com pé-direito alto, as mercadorias são transportadas em paletes por meio de guindastes de empilhamento. Podem ocorrer danos durante o armazenamento e a retirada dos paletes. Se um palete quebrar, as partes quebradas poderão ficar presas ou palete inteiro poderá cair. Para garantir um bom funcionamento, todos os danos aos paletes devem ser detectados de maneira confiável.
Quando um palete é removido da prateleira, o garfo do guindaste de empilhamento se move sob o palete. Se o palete estiver quebrado, as partes salientes poderão causar uma colisão. O palete poderá tombar e as peças poderão cair. A detecção confiável de todos os defeitos é essencial para evitar maiores danos.
O sensor de detecção 2D LiDAR R2000 deve ser montado sob o garfo do guindaste de empilhamento. Ele verifica a área logo abaixo da base do palete. Se o sensor detectar um objeto, essas informações serão passadas para o PLC, o processo poderá ser interrompido e o palete danificado poderá ser substituído. Isso evita maiores danos materiais ou pessoais.
Um eixo de varredura estável e uma resolução angular de até 0,071 graus permitem que o R2000 detecte objetos a partir de 1 mm. O campo de monitoramento resultante começa logo abaixo da base do pallet, permitindo que ele detecte até mesmo os menores objetos de forma confiável. E a configuração é simples. Com um software PACTware de fácil utilização, os quatro campos de detecção configuráveis pelo usuário podem ser definidos em uma questão de minutos.