Duas funções são essenciais para a operação de Veículos guiados automatizados (VGAs): navegação confiável e proteção. Existem diferentes métodos de navegação, por exemplo, orientação por faixa ou navegação com sensores LiDAR. Eles usam refletores instalados nas paredes da fábrica ou navegam por contornos ambientais programados. Uma série de sensores é normalmente utilizada para proteger o veículo. Em certas situações, como em pontos de transferência, portões ou ao entrar em corredores estreitos de rack, esses dispositivos de segurança devem ser desligados, caso contrário, eles colocarão o VGA em modo de segurança. Nesses casos, as normas ISO 3691-4:2020(E) e ISO 13849-1 exigem que a posição do VGA neste ponto seja protegida ou determinada com PL d.
Ao operar veículos automatizados, deve-se garantir sempre que nem pessoas nem máquinas sejam prejudicadas. Para garantir isso nessas circunstâncias, o posicionamento seguro do VGA deve ser detectado de acordo com o PL d, respeitando requisitos padronizados, como documentação, cálculo etc. Além da mais alta precisão e robustez da tecnologia de sensor utilizada, o conhecimento das normas e diretrizes, o desenvolvimento de um conceito de segurança completa, o cálculo e a validação são essenciais.
Os dados do sensor usados para navegação são aprimorados com informações de um sistema de RFID. Um sensor LiDAR 2-D da série R2000 está instalado no VGA, que utiliza a navegação de contorno para determinar a posição do veículo. Além disso, um cabeçote de leitura/gravação RFID é montado sob o VGA. Um transponder de RFID embutido no piso transmite as informações de localização assim que o cabeçote de leitura é posicionado diretamente acima dele. A redundância dos dados do sensor indica que a posição segura do veículo na instalação pode ser determinada com confiança e outros equipamentos de segurança podem ser desligados.
Com os dados de posição do R2000, um sensor que já está instalado no VGA é usado para o posicionamento, o que significa que não há custos adicionais para esse sensor. A alta resolução angular e o ponto de luz particularmente pequeno do sensor LiDAR 2-D garantem a máxima precisão e, portanto, uma medição confiável da posição. O uso do sistema de RFID com seus transponders resistentes também aumenta ainda mais a confiabilidade, pois sujeira ou detritos não afetam os resultados da medição. O operador recebe essa solução completa de uma única fonte: Além da tecnologia de sensores, a Pepperl+Fuchs oferece o conceito de segurança completa, incluindo documentação desenvolvida por especialistas na área de segurança de máquinas e veículos.