Quando se trata de Indústria 4.0, Internet Industrial das Coisas e transformação digital, a indústria de processos - especialmente o campo da instalação de processos - tem sido o ponto cego do cenário industrial. Uma tecnologia inovadora desenvolvida em cooperação com doze empresas e quatro organizações normativas finalmente colocará um fim nisso: com a camada física avançada de Ethernet, conhecida como Ethernet-APL, a comunicação contínua baseada em rede do campo para o nível empresarial está abrindo caminho na automação de processos. E com o comutador de campo Ethernet-APL, a Pepperl+Fuchs agora apresenta o primeiro produto em todo o mundo que permite acessodireto, rápido e sem barreiras para e a partir da instrumentação de campo via Ethernet-APL. A inovação da FieldConnex® será apresentada na ACHEMA Pulse nos dias 15 e 16 de junho.
Pela primeira vez, os usuários em instalações de processos podem usar protocolos baseados em Ethernet bem conhecidos e testados em campo, como o PROFINET, Ethernet/IP ou OPC UA, além da sala de controle em toda a instalação. Isso oferece aplicações totalmente novas para a indústria de processos, como as que são cada vez mais necessárias no contexto da Indústria 4.0. E também resulta em novos processos automatizados para que usuários possam trabalhar com instrumentação no campo de instalações de processos no futuro.
A simplicidade, pela qual a Ethernet é conhecida como uma tecnologia de comunicação estabelecida em nossas vidas cotidianas, é o foco no desenvolvimento da Ethernet-APL: a camada física avançada disponibiliza tecnologias Ethernet padrão para a indústria de processos e atende às expectativas dos usuários de manuseio simples e direto. A Ethernet-APL é baseada no robusto e bem conhecido cabo de dois fios e oferece proteção contra explosão com segurança intrínseca como parte integrante.
O cabeamento existente permanece em vigor para reutilização com componentes baseados em Ethernet-APL, o que reduz consideravelmente o esforço para modernizações ou até mesmo para uma migração completa de barramento de campo para Ethernet. E é aqui que entra em jogo o comutador de campo Ethernet-APL da família de produtos FieldConnex: além da Ethernet-APL, o comutador de campo é o produto que pode, de maneira opcional, lidar com a camada física alimentada pelo barramento Manchester (MBP) e pode, portanto, ser configurado de forma bastante flexível para a base instalada de dispositivosPROFIBUS PA. Assim, ele permite a operação concomitante de novos equipamentos de barramento de campo existentes e de APL em uma infraestrutura comum.
A instalação é rápida e fácil: a interface detecta e se adapta automaticamente à física de comunicação do dispositivo conectado. Ela transmite energia e dados simultaneamente em um cabo de dois fios para áreas classificadas, em conformidade com os requisitos da indústria de processos. O comutador fornece até 24 portas para conexão de instrumentos compatíveis com APL ou equipamentos de campo já instalados.
Isso dá ao usuário acesso a diversos valores de processo a partir de um equipamento de campo, como volume, massa, temperatura e densidade de um medidor de vazão. Por meio de uma única infraestrutura, o comutador de campo Ethernet-APL disponibiliza todos os dados dos dispositivos habilitados para diagnóstico e altamente configuráveis para diversas aplicações simultaneamente, permitindo a manutenção preditiva do dispositivo, da instalação e do processo. O comutador de campo de calha Ethernet-APL é montado na calha DIN em gabinetes de controle ou distribuidores de campo e pode ser instalado na Zona 2, as conexões para equipamentos de campo são intrinsecamente seguras para a Zona 2.
Este primeiro comutador de campo de calha Ethernet-APL é ideal para sistemas compactos e instalações internas. No futuro, os produtos Ethernet-APL incluirão um total de três comutadores diferentes, compatíveis com cada tipo de topologia. O comutador de campo Ethernet-APL, que é alimentado pelo tronco APL para instalação externa até Zona 1, é projetado para layouts de sistema com uma dimensão maior. A terceira variante, o comutador de energia Ethernet-APL, é instalada no gabinete de controle. Ela fornece energia à linha principal APL.
Comunicação de grandes volumes de dados mais rápida, mais eficiente e sem barreiras, desde a área classificada até a nuvem